1º GeoDia promove palestras e atividades de divulgação das geociências em homenagem ao Dia da Terra

Por Karolina von Sydow

Qual a importância da popularização das geociências e proteção da geodiversidade? Estas e outras questões foram debatidas na primeira edição do GeoDia no Brasil, realizada no dia 24/04, pela Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e a FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A iniciativa teve como objetivo dedicar um dia exclusivo para discussões, debates, apresentações de palestras e atividades interativas, visando abordar a importância do conhecimento das geociências em múltiplos aspectos para a geoconservação e promoção da sustentabilidade.

Inspirado no evento espanhol intitulado Geolodía (https://geolodia.es/), na Espanha e que ocorreu no último sábado, dia 8 de maio, a versão brasileira teve sua data fixada para o sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, 22 de abril. A estreia da edição nacional promoveu 12 horas de atividades simultâneas com a presença de diversos professores e pesquisadores da área geológica de vários estados do Brasil.

Dentre as apresentações, a professora Eliane Del Lama, que integra a equipe do GeoHereditas, apresentou o geotour no Centro Velho de São Paulo, cujo passeio virtual pode ser conferido no site do Núcleo. Em sua explanação, a pesquisadora destacou as  rochas que compõem os principais edifícios e monumentos históricos do centro de São Paulo, como o Pátio do Colégio, Mercado Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Catedral da Sé, entre outros. Além de compartilhar curiosidades geológicas sobre cada local e fomentar reflexões sobre a importância de políticas de conservação da geodiversidade urbana construída  como salvaguarda do patrimônio histórico e cultural da cidade. Confira os vídeos do evento, acessando a programação completa no site da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR) https://www.ageobr.org/geodia.

Apresentação do Tour no Centro Velho de SP.
Professora apresenta exemplo de fragmento de rocha presente em monumento do patrimônio construído.

De acordo com a coordenadora do GeoHereditas, Maria da Glória Motta Garcia, o GeoDia teve uma repercussão muito positiva e possibilitou com êxito uma percepção sobre os valores intrínsecos da natureza, referentes à geodiversidade, que estão diretamente associados ao bem-estar e à qualidade de vida humana.  

Confira os vídeos do evento, acessando a programação completa no site da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR): https://www.ageobr.org/geodia

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x