Coleções Didáticas, a experiência do Instituto de Geociências da USP

Por Karolina von Sydow

Na última edição do Geociências em Foco, realizada no dia 03/06, as equipes do Museu de Geociências e da Seção de Materiais Didáticos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) apresentaram a trajetória de pesquisa e organização da coleção didática dos primeiros materiais do acervo, como minerais e rochas diversas.

Na abertura da conversa, a chefe-técnica do Museu de Geociências, Miriam Della Posta de Azevedo, explicou os métodos de separação e catalogação do acervo, e abordou também como funcionam as políticas de gestão das coleções no departamento.

Em seguida, o técnico em Laboratório no IGc, Bruno Yuitiro Maruyama, explicou a dinâmica de trabalho da seção de materiais didáticos e construção de portal (https://didatico.igc.usp.br/), finalizado em julho de 2020,  que reúne todas as peças geológicas utilizadas como recursos para atividades práticas em salas de aula nos cursos do Instituto.

A proposta de elaboração de um site com conteúdo interativo, interpretativo, linguagem clara e objetiva foi idealizada em 2016 pela professora e pesquisadora do Instituto, Lucelene Martins. “O site é um projeto coletivo e foi quando o Bruno aceitou o desafio, que tudo realmente começou. Foi um belo aprendizado para a equipe envolvida. Gratidão a todos!”, ressaltou ela, que, a priori, pensou na criação de um canal com navegação dinâmica voltado a alunos do primeiro ano de Geologia e entusiastas no assunto.

De acordo com a equipe responsável pelo portal, os próximos desafios englobam a tradução do site em inglês e inserção de outros conhecimentos específicos, como novas fotos de lâminas e rochas. Para assistir a palestra na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=b4cgKq27mes.  

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x