Cursos para monitores ambientais

Você sabe o que é uma área protegida? Sabe qual a sua importância? Estas áreas constituem instrumentos legais para conservar locais em que a natureza e os ecossistemas estão minimamente preservados. Elas têm um papel muito importante no bem estar e na qualidade de vida, com base na contemplação da natureza e da conexão com o meio natural. A gestão adequada destas áreas tem influência na provisão de água para uma grande parcela da população e como aliada na mitigação de problemas ambientais, tais como mudanças climáticas e desastres naturais.

No Brasil, as áreas protegidas são regidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC, Lei 9.985/2000). As Unidades de Conservação (UCs) são divididas em dois tipos. As UCs de Proteção Integral e as de Uso Sustentável (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm). Existem unidades de conservação federais, estaduais e municipais.

A primeira área protegida do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia (PNI), foi criada em 1937. A área do PNI caracteriza-se por feições geomorfológicas exuberantes, esculpidas sobre rochas alcalinas de cerca de 70 milhões de anos, como o Maciço das Agulhas Negras. Entretanto, ele não é o único. Várias outras UCs no Brasil têm, dentre suas principais marcas, feições geológicas significativas, como o Parque Nacional do Iguaçu, cujo principal atrativo são cataratas formadas sobre rochas vulcânicas originadas a partir da fragmentação do Supercontinente Gondwana, ou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, marcado pela presença de dunas e lagoas interdunares formadas por processos de sedimentação ativos.

Estes são apenas alguns exemplos de atrativos naturais relacionados ao meio físico nas diversas UCs brasileiras. Mesmo assim, a geodiversidade e o patrimônio geológico têm sido pouco utilizados nas atividades de educação e turismo. Foi isso que foi verificado durante alguns trabalhos de campo  do GeoHereditas no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e no Parque Estadual de Ilhabela (PEIb). 

Ao percorrer as trilhas do parque com os monitores ambientais, percebeu-se que havia muitas informações sobre  fauna, flora ou outro aspecto, mas praticamente nada sobre geodiversidade. Daí surgiu a motivação para a realização dos cursos para monitores ambientais, porque eles são poderosos instrumentos transmissores de conhecimento para os visitantes.

Atividade prática sobre Tempo Geológico. Núcleo Padre Dória do PESM.

Desde 2011, foram realizados cinco cursos, no Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleos São  Sebastião, Caraguatatuba, Picinguaba e Padre Dória) e no  Parque Estadual de Ilhabela. Dentre as atividades nos cursos, estão as apresentações de temas em Geociências, as práticas e as saídas de campo.

Saída de campo na Praia da Fazenda, no início da Trilha da Brava da Almada Núcleo Picinguaba do PESM, Ubatuba.
Atividade prática sobre Tectônica de Placas. Boiçucanga, Núcleo São Sebastião do PESM.
Atividade prática sobre Ciclo das Rochas. Núcleo Caraguatatuba do PESM
Atividade prática sobre datação relativa em rochas. Parque Estadual de Ilhabela.

Confira o trabalho de geoconservação e promoção de cursos para monitores ambientais realizados pela equipe do GeoHereditas em áreas protegidas do Litoral Norte de São Paulo, acessando este artigo.

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x