Geociências em Foco

O Geociências em Foco é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Geociências da USP, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), em parceria com o Museu de Geociências e Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A missão do projeto é compartilhar informações referentes à geodiversidade, popularizar as geociências e incentivar práticas de geoconservação, educação ambiental e valorização do patrimônio geológico natural e construído.

Confira os eventos já realizados

2021

Junho - Coleções Didáticas, a experiência do Instituto de Geociências da USP

Na última edição do Geociências em Foco, realizada no dia 03/06, as equipes do Museu de Geociências e da Seção de Materiais Didáticos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) apresentaram a trajetória de pesquisa e organização da coleção didática dos primeiros materiais do acervo, como minerais e rochas diversas. Confira!

2020

Fevereiro - Desbravando a “geologia da USP”: Meu mapa geológico

Desta vez, crianças entre 9 e 14 anos foram as protagonistas de nova edição do Geociências em Foco em atividade dinâmica e cheia de adrenalina promovida pelo Museu de Geociências. Intitulada Desbravando a “geologia da USP”: Meu mapa geológico, a iniciativa foi liderada pelo geólogo e responsável pelo Museu, Ideval Souza Costa, junto à chefe técnica da instituição, Miriam Della Azevedo, contando com o auxílio de monitores capacitados. Confira!

Janeiro - Geotour eclesiástico

No primeiro “Geociências em Foco” de 2020, a equipe apresentou ao público a história e formação das rochas ornamentais que compõem as principais igrejas do centro velho de São Paulo. O geotour eclesiástico percorreu as igrejas localizadas no triângulo histórico da cidade: Catedral Metropolitana de São Paulo, Igreja São Francisco, Mosteiro de São Bento e Igreja do Pateo do Collegio. Saiba mais!

2019

Dezembro - Cemitério da Consolação

O geoturismo no Cemitério da Consolação teve o objetivo de apresentar a história das obras mortuárias presentes, destacando os principais tipos de rochas ornamentais, que compõem as estruturas, além de compartilhar informações sobre arte tumular singular e personalidades sepultadas no local, que marcaram a história de construção urbana e evolução da cidade de São Paulo. Confira o evento na íntegra!

Novembro - Centro histórico de Santos

A proposta do GeoHereditas foi apresentar a história e importância do patrimônio urbano construído do centro histórico da cidade do litoral paulista. O geotour foi conduzido pela doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia do IGc-USP, Debora Queiroz, com o auxílio da Professora Doutora Eliane Del Lama. Entre os pontos visitados, destacaram-se: Museu do Café, Alfândega, Prefeitura, Pantheon dos Andradas, Outeiro de Santa Catarina e a Catedral. Veja como foi!

Outubro - Geotour virtual em patrimônios mundiais da Unesco

As pesquisadoras do GeoHereditas Debora Queiroz e Vanessa Mucivuna apresentaram o tema “Geodiversidade e geoturismo em áreas naturais” no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). Para trabalhar o assunto com o público, de forma dinâmica e interativa,  as doutorandas apresentaram o geotour virtual nos principais patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Confira!

Setembro - Dia de fóssil no museu

Em parceria com o Museu de Geociências, o GeoHereditas realizou atividade voltada para o público infantil – crianças de 5 a 12 anos – que abordou a formação de fósseis, ofereceu visita guiada à exposição “Fósseis do Araripe” e desafiou os pequenos a montarem seus próprios fósseis. 

Agosto - Parque Estadual do Jaraguá

No final de agosto, o GeoHereditas realizou atividade de geoturismo no Parque Estadual do Jaraguá, que abriga um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira. No dia, o grupo de 16 pessoas percorreu a Trilha da Bica, de 1.5 km (ida e volta). Durante o percurso, os participantes aprenderam conteúdos diversos de geociências, como ciclo das rochas, processos de erosão e de intemperismo e conheceram a história das rochas que formam a região. Leia na íntegra!

Julho - Centro Velho de São Paulo

O primeiro Geociências em Foco realizou um geotour urbano no centro velho de São Paulo, guiado pela pesquisadora e docente do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc -USP), Eliane Aparecida Del Lama, que apresentou ao público as principais rochas ornamentais presentes em importantes monumentos e edificações da cidade. Saiba mais!