As teses e dissertações produzidas pelos membros do GeoHereditas estão associadas principalmente à Linha de Pesquisa denominada “Patrimônio Geológico e Geoconservação”, no Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Esta linha de pesquisa foi criada em 2012, a partir da crescente demanda por professores do IGc/USP e por estudantes.
A produção acadêmica do GeoHereditas está vinculada também ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e ao Programa de Pós-Graduação em Geologia, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (DEGEO/UFC).
Avaliação da viabilidade de aplicação do método de luminescência no âmbito da geologia forense. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Mariana Lino Elias.
Avaliação dos impactos à geodiversidade e ao patrimônio geológico no litoral norte do estado de São Paulo. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de Sāo Paulo. Laura Pereira Balaguer.
As aplicações de produtos hidrofugantes, antigraffiti e biocidas e suas influências sobre as propriedades de materiais pétreos aplicados no patrimônio cultural edificado brasileiro. Início: 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) – Instituto de Geociências – Universidade Federal de Minas Gerais. Thais Hoelzle Alves da Costa.
As Geociências como Disciplina na Grade Curricular de uma Escola Pública. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Eduardo Rocha de Souza.
Cemitério São Paulo, SP: inventário pétreo, análise cromática, biodeterioração e geoturismo. Início: 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrolo) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Sofia Groppo.
Comparação entre diferentes abordagens de ensino e aprendizagem e recursos didáticos em Ciências da Terra para o ensino fundamental. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Caio Henrique Pires Rocha.
Entre tradição e inovação: práticas pedagógicas em geociências nas universidades públicas paulistas. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Dayane Gomes da Silva.
Estratégias de Divulgação Científica no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Lillian da Silva Cardoso.
Geomorfossítios no Geoparque Costões e Lagunas (RJ): bases metodológicas para uma gestão sustentável. Início: 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jéssica Conceição da Silva.
Geossítios do Estado do Ceará e sua importância para o Geoturismo. Início: 2021. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ìris Pereira Gomes.
Integração das ciências da terra no currículo da educação indígena: uma abordagem intercultural para fortalecer a conexão com o conhecimento tradicional e promover a sustentabilidade ambiental nas escolas indígenas do Jaraguá/SP e Bertioga/SP. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Miguel Del Barco.
Inventário de geomorfossítios como base do Plano de Ação Local para Gestão da Geodiversidade no Litoral Norte de São Paulo. Início: 2019. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Eliana Mazzucato.
Inventário do patrimônio espeleológico e estratégias educativas para geoconservação e educação ambiental no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR-SP). Início: 2020. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Daniel de Stefano Menin.
Inventário e avaliação de sítios geológicos com potencial para divulgação científica na porção brasileira da Bacia Sedimentar do Tacutu, Roraima. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thiago Alves Evangelista.
Inventário geomorfológico como base do plano de ação local para a gestão da geodiversidade no Litoral Norte do Estado de São Paulo-SP. Início: 2019. Tese (Doutorado em Geociências (Mineralogia e Petrologia)) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Eliana Mazzucato.
Investigação química e mineralógica de fragmentos cerâmicos arqueológicos de Cerritos do Pampa: um estudo para recuperação histórica e tecnológica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Patricia Marques Magon.
Jogos Didáticos como Estratégias de Goeconservação. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – -Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Eduardo Profeta de Ramos Araújo.
O patrimônio geológico do Vale do Paraíba como eixo de integração curricular no Ensino Fundamental I. Início: 2023. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Claudia Nogueira dos Santos.
O uso do Granito Ás de Paus como revestimento: histórico, alteração e conservação. Início: 2021. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituição de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Carla Corrêa Felix.
Paradigmas educacionais e a ambientalização curricular nos cursos de graduação em geologia e engenharia geológica no Brasil: propostas de currículo e formação profissional. Início: 2022. Tese ( Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Rossana V. Goulart.
Patrimônio geológico e serviços ecossistêmicos da geodiversidade: um estudo na Baixada Santista (SP). Início: 2019. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Debora Silva Queiroz
Patrimônio geológico tectônico na Faixa Ribeira central: análise de boudins como registros da evolução regional, litoral norte de São Paulo. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Karina de Souza Ibanez.
Técnicas e estratégias em comunicação em geociências aplicadas á gestão da geodiversidade: estudo de caso na Amazônia. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – -Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Raquel Mamblona Marques Romão.
Trabalho de campo: perspectivas para o ensino de geociências na educação básica. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Enio Carlos Silva Froes.
Uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo: um estudo no Parque Estadual da Cantareira. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Gustavo Scuracchio Rossi.
Geointerpretação do Sistema de Barreiras Arenosas de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil): Uma contribuição para a Geoconservação. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biossistemas) – Universidade Federal Fluminense. Vânia Cláudia de Assis.
Avaliação da geodiversidade como base para estratégias de geoconservação em áreas protegidas: estudo aplicado ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Laura Pereira Balaguer.
Estratégias de Geoconservação como subsídio para fomentar a interpretação em Unidades de Conservação: um estudo de caso do Parque Nacional do Itatiaia, Brasil. Início: 2016. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Vanessa Costa Mucivuna.
Inventário dos sítios de geodiversidade com potencial turístico e estratégias de geoconservação no Geoparque Ciclo do Ouro – Guarulhos (SP). Início: 2016. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fabíola Menezes dos Santos.
Geodiversidade paulista: estudo da percepção da sociedade e proposta de estratégias de comunicação. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Geotectônica) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Andrea Duarte Cañizares.
Avaliação dos impactos à geodiversidade e ao patrimônio geológico em áreas intensamente urbanizadas: estudo aplicado à Bacia de Taubaté-SP. Início: 2015. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fernanda Coyado Reverte.
O impacto da urina nas rochas graníticas em fachadas e monumentos históricos do Município de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Aranda Calió dos Reys.
Geoconservação no estado de São Paulo: panorama geral e diagnóstico de uso e proteção dos geossítios do inventário do patrimônio geológico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Karina Kawai Higa.
Inventário e avaliação de locais de interesse geológico em Iguape e Ilha Comprida-SP: bases para o uso turístico e educativo em áreas protegidas costeiras. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Stephani Somekawa.
Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em Ciências Naturais na formação inicial de pedagogos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Lívia Andreosi Salvador.
Estágios supervisionados na formação inicial de professores em geociências e educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Regina Helena Rodrigues Cintra Baptista.
Estudo e análise do estado de conservação das rochas, por método não destrutivo, do Palácio da Justiça de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alfredo Toshio Suzuki.
Formação continuada de professores em geociências com metodologias participativas: contribuições à educação para geoconservação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diogo Braz Soares.
Geoconservação no Domínio Ceará Central, Nordeste do Brasil: Métodos para seleção, proteção e uso dos sítios geológicos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pâmella Moura.
Inventário de reconhecimento do Patrimônio geológico do Maciço alcalino de Poços de Caldas, divisa SP/MG, Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Vinícius Arcanjo Monteiro.
Métodos de inventário e avaliação quantitativa de locais de interesse geológico no Brasil: visão geral e aplicação ao município de Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Raquel Mamblona Marques Romão
O Ensino de Geociências no Contraturno Escolar Decifrando a Terra — Possibilidades e Desafios para Inserção das Geociências na Escola. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Dayane Gomes da Silva.
Patrimônio Geológico e Construído em áreas fortemente urbanizadas: um estudo na Baixada Santista (SP). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Débora Silva Queiróz.
Sitios de geodiversidade do Município de Salitre, Chapada do Araripe. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tereza Mara de Oliveira.
Suscetibilidade experimental de rochas do patrimônio histórico aos agentes do intemperismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alexander Martin Silveira Gimenez.
A geoconservação como subsídio à gestão territorial sustentável: o mapa geoturístico do litoral norte do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrolo) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Karlla Emmanuelle Cunha Arruda.
Caracterização material, textural e executiva da pintura mural: Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista, de Fulvio Pennacchi. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Patricia Marques Magon.
Estratégias de geoconservação no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleos Picinguaba e Caraguatatuba (SP). Dissertação (Mestrado em Programa em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Eliana Mazzucato.
Avaliação quantitativa do patrimônio geológico no geopark Araripe, nordeste do Brasil: estudo de caso do geossítio Floresta Petrificada do Cariri. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Liliana Assunção Neves Ferreira.
Avaliação quantitativa dos sítios geológicos e paleontológicos do Brasil. SIGEP. Pós-doutoramento – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Edjane Maria dos Santos.
Estratégias de geoconservação aplicadas à geodiversidade do Município de Bertioga – SP e às fortificações do Litoral Paulista. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Vanessa Costa Mucivuna.
Avaliação quantitativa dos sítios geológicos e paleontológicos do Brasil. SIGEP. Pós-doutoramento – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Luciana Freitas de Oliveira França.
O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representação da dinâmica interna da Terra. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edson Roberto de Souza.
Avaliação da geodiversidade em São Sebastião-SP, como patrimônio geológico. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fernanda Coyado Reverte.
O patrimônio geológico de Ilhabela-SP: estratégias de geoconservação. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Rachel Prochoroff.
Patrimônio Geológico em áreas de proteção ambiental: Ubatuba-SP. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Priscila Lopes de Abreu Santos.
Análise do estado de conservação do Monumento a Ramos de Azevedo com utilização de métodos não destrutivos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo. Danielle Grossi.
Conservação de Coleções Geológicas utilizando o acervo do Museu de Geociências da USP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Miriam D. P. de Azevedo.
Avaliação do Comportamento de Ondas Ultrassônicas no Monumento às Bandeiras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrolo) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alexander Martin Silveira Gimenez.
O (re)conhecimento das Geociências nos Estudos do Meio no Ensino Fundamental I: contribuição das práticas pedagógicas para a integração curricular. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Lívia Andreosi Salvador.