As teses e dissertações produzidas pelos membros do GeoHereditas estão associadas principalmente à Linha de Pesquisa denominada “Patrimônio Geológico e Geoconservação”, no Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Esta linha de pesquisa foi criada em 2012, a partir da crescente demanda por professores do IGc/USP e por estudantes.
A produção acadêmica do GeoHereditas está vinculada também ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e ao Programa de Pós-Graduação em Geologia, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (DEGEO/UFC).
Investigação química e mineralógica de fragmentos cerâmicos arqueológicos de Cerritos do Pampa: um estudo para recuperação histórica e tecnológica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Patricia Marques Magon.
Geociências na Educação Básica: estudo de caso da inserção da disciplina no currículo de uma escola pública de São Paulo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Eduardo Rocha.
Inventário de geomorfossítios como base do Plano de Ação Local para Gestão da Geodiversidade no Litoral Norte de São Paulo. Início: 2019. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Eliana Mazzucato.
Entre tradição e inovação: práticas pedagógicas em geociências nas universidades públicas paulistas. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Dayane Gomes da Silva.
Patrimônio geológico e serviços ecossistêmicos da geodiversidade: um estudo na Baixada Santista (SP). Início: 2019. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Debora Silva Queiroz
Inventário do patrimônio espeleológico e estratégias educativas para geoconservação e educação ambiental no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR-SP). Início: 2020. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Daniel de Stefano Menin.
Comparação entre diferentes abordagens de ensino e aprendizagem e recursos didáticos em Ciências da Terra para o ensino fundamental. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Caio Henrique Pires Rocha.
Estratégias de Divulgação Científica no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Lillian da Silva Cardoso.
Identificação de geossítios por mapeamento da APA de Maricá utilizando veículo aéreo não-tripulado. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biossistemas) – Universidade Federal Fluminense. Vania Claudia de Assis.
Geossítios do Estado do Ceará e sua importância para o Geoturismo. Início: 2021. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ìris Pereira Gomes.
O uso do Granito Ás de Paus como revestimento: histórico, alteração e conservação. Início: 2021. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituição de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Carla Corrêa Felix.
Patrimônio geológico tectônico na Faixa Ribeira central: análise de boudins como registros da evolução regional, litoral norte de São Paulo. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Karina Ibanez.
Uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo: um estudo no Parque Estadual da Cantareira. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Gustavo Scuracchio Rossi.
Avaliação dos impactos à geodiversidade e ao patrimônio geológico no litoral norte do estado de São Paulo. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de Sāo Paulo. Laura Pereira Balaguer.
Geomorfossítios no Geoparque Costões e Lagunas (RJ): bases metodológicas para uma gestão sustentável. Início: 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jéssica Conceição da Silva.
Inventário e avaliação de sítios geológicos com potencial para divulgação científica na porção brasileira da Bacia Sedimentar do Tacutu, Roraima. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thiago Alves Evangelista.
Jogos Didáticos como Estratégias de Goeconservação. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – -Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Eduardo Profeta de Ramos Araújo.
Paradigmas educacionais e a ambientalização curricular nos cursos de graduação em geologia e engenharia geológica no Brasil: propostas de currículo e formação profissional. Início: 2022. Tese ( Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Rossana V. Goulart.
Técnicas e estratégias em comunicação em geociências aplicadas á gestão da geodiversidade: estudo de caso na Amazônia. Início: 2022. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – -Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Raquel Mamblona Marques Romão.
Trabalho de campo: perspectivas para o ensino de geociências na educação básica. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Enio Carlos Silva Froes.
O patrimônio geológico do Vale do Paraíba como eixo de integração curricular no Ensino Fundamental I. Início: 2023. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Claudia Nogueira dos Santos.
Inventário do patrimônio geológico no Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos (SP) Aplicação e comparação de duas propostas metodológicas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fabíola Menezes dos Santos.
Plano de Interpretação da Geodiversidade do Parque Nacional de Itatiaia: subsídio para a avaliação e divulgação do patrimônio geomorfológico e geológico. Início: 2016. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Vanessa Costa Mucivuna.
Avaliação da geodiversidade como base para estratégias de Geoconservação em áreas protegidas: estudo aplicado ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Laura Pereira Balaguer.
O impacto da urina nas rochas graníticas em fachadas e monumentos históricos do município de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Aranda Calió dos Reys.
Geodiversidade paulista: estudo da percepção da sociedade e proposta de estratégias de comunicação. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Geotectônica) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Andrea Duarte Cañizares.
O impacto da urina nas rochas graníticas em fachadas e monumentos históricos do município de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Aranda Calió dos Reys.
Avaliação dos impactos à geodiversidade e ao patrimônio geológico em áreas intensamente urbanizadas: estudo aplicado à Bacia de Taubaté – SP. Início: 2015. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fernanda Coyado Reverte.
Geoconservação no estado de São Paulo: panorama geral e diagnóstico de uso e proteção dos geossítios do inventário do patrimônio geológico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Karina Kawai Higa.
Inventário e avaliação de locais de interesse geológico em Iguape e Ilha Comprida – SP: bases para o uso turístico e educativo em áreas protegidas costeiras. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Stephani Somekawa.
O Ensino de Geociências no Contraturno Escolar Decifrando a Terra? Possibilidades e Desafios para Inserção das Geociências na Escola. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Dayane Gomes da Silva.
Sítios de Geodiversidade da Chapada do Araripe. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tereza Mara de Oliveira.
Geoconservação no Domínio Ceará Central, Nordeste do Brasil: Métodos para seleção, proteção e uso dos sítios geológicos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pâmella Moura.
Patrimônio Geológico e Construído em áreas fortemente urbanizadas: um estudo na Baixada Santista (SP). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Débora Silva Queiróz.
Suscetibilidade experimental de rochas do patrimônio histórico aos agentes do intemperismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alexander Martin Silveira Gimenez.
Métodos de inventário e avaliação quantitativa de locais de interesse geológico no Brasil: Visão geral e aplicação ao município de Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Raquel Mamblona Marques Romão
Inventário de reconhecimento do Patrimônio geológico do Maciço alcalino de Poços de Caldas, divisa SP/MG, Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Vinícius Arcanjo Monteiro.
Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em Ciências Naturais na formação inicial de pedagogos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Lívia Andreosi Salles de Oliveira.
Estudo e análise do estado de conservação das rochas, por método não destrutivo, do Palácio da Justiça de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alfredo Toshio Suzuki.
Formação continuada de professores em geociências com metodologias participativas: contribuições à educação para geoconservação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diogo Braz Soares.
Estágios supervisionados na formação inicial de professores em geociências e educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas. Regina Helena Rodrigues Cintra Baptista.
Estratégias de geoconservação no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleos Picinguaba e Caraguatatuba (SP). Dissertação (Mestrado em Programa em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Eliana Mazzucato.
Caracterização material, textural e executiva da pintura mural: Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista, de Fulvio Pennacchi. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Patricia Marques Magon.
A geoconservação como subsídio à gestão territorial sustentável: o mapa geoturístico do litoral norte do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrolo) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Karlla Emmanuelle Cunha Arruda.
Avaliação quantitativa do patrimônio geológico no geopark Araripe, nordeste do Brasil: estudo de caso do geossítio Floresta Petrificada do Cariri. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Liliana Assunção Neves Ferreira.
Estratégias de geoconservação aplicadas à geodiversidade do Município de Bertioga – SP e às fortificações do Litoral Paulista. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo. Vanessa Costa Mucivuna.
Avaliação quantitativa dos sítios geológicos e paleontológicos do Brasil. SIGEP. Pós-doutoramento – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Edjane Maria dos Santos.
Avaliação quantitativa dos sítios geológicos e paleontológicos do Brasil. SIGEP. Pós-doutoramento – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Luciana Freitas de Oliveira França.
Avaliação da geodiversidade em São Sebastião-SP como patrimônio geológico. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Fernanda Coyado Reverte.
O patrimônio geológico de Ilhabela-SP: estratégias de geoconservação. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Universidade de São Paulo. Rachel Prochoroff.
Patrimônio Geológico em áreas de proteção ambiental: Ubatuba-SP. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Priscila Lopes de Abreu Santos.
Análise do estado de conservação do Monumento a Ramos de Azevedo com utilização de métodos não destrutivos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo. Danielle Grossi.
Conservação de Coleções Geológicas utilizando o acervo do Museu de Geociências da USP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Miriam D. P. de Azevedo.
O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representação da dinâmica interna da terra. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edson Roberto de Souza.
Avaliação do Comportamento de Ondas Ultrassônicas no Monumento às Bandeiras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrolo) – Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo. Alexander Martin Silveira Gimenez.
O reconhecimento das Geociências nos Estudos do Meio no Ensino Fundamental I: contribuição das práticas pedagógicas para a integração curricular. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Lívia Andreosi Sales de Oliveira.