GeoHereditas promove curso de formação de monitores no Parque Estadual da Serra do Mar

Fruto de um convite especial de um participante de atividade antiga promovida, em 2014, pelo GeoHereditas, no litoral norte de São Paulo, na última quinta-feira, 12/09, o NAP realizou um curso de capacitação de monitores do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Padre Dória (NPDOR), que focou no estudo e compreensão dos conceitos e princípios gerais da Geologia.

Criado em março de 2014, o NPDOR abrange mais de 20 mil hectares cobrindo uma rica geodiversidade em meio às florestas da Mata Atlântica. Com relevante importância ambiental, histórica e cultural, o local fica próximo a outros Núcleos do Parque, referentes aos municípios do litoral paulista de São Sebastião, Caraguatatuba e Bertioga.

O curso foi dividido em três partes, incluindo noções teóricas e práticas, e contou com a participação de 20 integrantes do Parque Estadual da Serra do Mar. A primeira parte foi ministrada pela doutoranda e membro do GeoHereditas, Debora Queiroz, que tratou do assunto tempo geológico e realizou, em seguida, atividade prática, na qual o grupo precisou organizar uma sequência de alguns eventos em uma linha de tempo, que representa a duração do tempo de vida da Terra, com 4,5 m, em escala.

Atividade prática sobre a linha do tempo geológico.

Ainda no período da manhã, na segunda etapa, a estudante do Curso de Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da USP, Laura Balaguer, que também auxilia os projetos do NAP, explanou sobre os minerais e rochas – conceitos, processos de formação e ciclo das rochas. Como proposta de prática, os participantes tiveram a missão de identificar as amostras de rochas (sedimentar, ígnea ou metamórfica), em uma cartolina, e desenhar o ciclo das rochas.

Explanação do tema Minerais e Rochas pela pesquisadora do NAP, Laura Balaguer.
Atividade prática de reconhecimento dos tipos de rochas e minerais.

No período da tarde, a terceira e última etapa do curso focou na explicação de todo processo da tectônica de placas, incluindo tipos de movimentos, limites existentes e forças atuantes.

A coordenadora do GeoHereditas, a Profª. Dra. Maria da Glória Motta Garcia, abordou também a dinâmica dos continentes e como foram se organizando (a famosa “dança dos continentes”) ao longo do tempo geológico.

Para fortalecer a compreensão do tema, os monitores foram desafiados a montar um quebra-cabeça dos continentes, de acordo com o tempo geológico.

Para finalizar o dia de atividades, a professora Maria da Glória apresentou o contexto de formação da Serra do Mar e citou exemplos dos geossítios do litoral de São Paulo.

PNo encerramento, Garcia sugeriu algumas reflexões dos participantes sobre as questões abordadas no curso. “Vocês acham que esta área tem algum potencial geológico, científico, turístico? Reconhecem no Parque alguns dos processos apresentados?”, questionou ela.

Os participantes, apesar de não saberem o nome das rochas, lembravam-se de afloramentos rochosos que conheciam das trilhas, mostrando que a geodiversidade é parte essencial do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Padre Dória (NPDOR).

Prática do quebra-cabeça dos continentes, segundo o tempo geológico.