Curso Minerais e Rochas possibilita acesso da comunidade a conhecimentos geológicos

Por Karolina von Sydow

Aula prática do curso Minerais e Rochas no Cemitério da Consolação, conhecido como um museu a céu aberto.

Anualmente, o Instituto de Geociências da USP promove diferentes cursos presenciais de difusão para estudantes e público em geral. Entre as iniciativas, há o curso Minerais e Rochas para não geólogos, cuja metodologia se propõe a esclarecer conceitos geológicos com uma linguagem simples e acessível.   

Coordenado e ministrado pela Profª. Dra. Eliane Aparecida Del Lama, que colabora com pesquisas em geoconservação do patrimônio construído e geoturismo urbano no NAP GeoHereditas, o curso ocorre todo mês de janeiro. Neste ano, a iniciativa foi realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro, cumprindo uma carga horária total de 15 horas. 

De acordo com a professora Eliane, o curso é uma ação fundamental de divulgação científica e educação em geociências. “O curso consegue cumprir o papel de aproximar a comunidade de temas da geologia, como o ciclo das rochas, tempo geológico, origem e formação do Planeta Terra, possibilitando a obtenção de conhecimentos geocientíficos, geralmente, de difícil acesso e compreensão”, explica. 

“Além disso, a proposta incentiva o despertar de uma conscientização preocupada com o desenvolvimento sustentável, seguida pelo surgimento do sentimento de valorização e práticas de conservação da geodiversidade no dia a dia”, destaca. 

O curso também oferece visita guiada ao Museu de Geociências, apresentando um panorama geral do acervo de rochas e minerais existentes, utilizado, geralmente, para práticas de estudo e aprendizagem