Geociências em Foco apresenta geotour virtual em patrimônios mundiais da Unesco

No dia 26 de outubro, as pesquisadoras do GeoHereditas Debora Queiroz e Vanessa Mucivuna estiveram à frente da nova edição do Geociências em Foco, que apresentou o tema “Geodiversidade e geoturismo em áreas naturais”, no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP).

Para trabalhar o assunto com o público, de forma dinâmica e interativa,  as doutorandas em Geociências pelo IGc-USP, apresentaram o geotour virtual nos principais patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Monitoras Debora Queiroz e Vanessa Mucivuna realizam atividade práticas com o público.

Geoparques da UNESCO

No início do encontro, a estudante Debora Queiroz apresentou um panorama geral sobre lugares que se destacam internacionalmente pela importância geológica e científica, e, por isso, compõem os geoparques pela UNESCO.

Entre eles, integra o Geoparque Araripe, no Ceará, o primeiro geoparque da América  Latina reconhecido pela Rede Global de Geoparques, em 2006, que abriga uma das maiores jazidas de fósseis do Brasil. Também foram apresentados os Geoparques Arouca (Portugal), Costa Basca (Espanha – País Basco), Ngorongoro Lengai (Tanzânia) e Imbabura (Equador).

“Apresentar o Geociências em Foco sobre “Geodiversidade e Geoturismo em áreas naturais” foi muito enriquecedor, pois podemos constatar como a geodiversidade é presente em diversos patrimônios mundiais da UNESCO. Além disso, são locais de beleza cênica e que já são explorados pela prática de geoturismo”, analisa Debora.

Parque Nacional Rapa Nui

Já a pesquisadora Vanessa, discorreu sobre o Parque Nacional Rapa Nui, localizado na Ilha de Páscoa, no Chile. Intitulado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, no ano de 1995, a Ilha é considerada um museu arqueológico ao ar livre. No entanto, a Ilha de Páscoa se destaca tanto nos quesitos cultural quanto natural. Em relação à geologia, a Ilha apresenta rochas vulcânicas que foram utilizadas como matéria prima na confecção dos Moais, as famosas estátuas que são o símbolo do Parque Rapa Nui.

“Apesar da Ilha de Páscoa ser reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO no âmbito cultural, a geodiversidade do local foi determinante para a expressão cultural dos povos primitivos, através  da confecção dos moais, esculturas feitas de pedras, símbolo da Ilha de Páscoa”, explica Vanessa.