Geotour no Parque do Jaraguá aborda geologia local e conteúdos de geociências

Equipe do GeoHereditas e participantes do geotour. Crédito: Lauro Dehira

No último sábado, 24/8, o GeoHereditas realizou atividade de geoturismo no Parque Estadual do Jaraguá, que abriga um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira.

O ponto de encontro combinado havia sido o mirante da parte de cima do Parque. Entretanto, devido à mudança no tempo, que incluiu a ocorrência de chuva, a programação precisou ser alterada no próprio dia. Infelizmente, a equipe do NAP não conseguiu se comunicar com todos os inscritos no geotour e pede desculpa por qualquer contratempo.

Apesar dos imprevistos, a experiência foi bem recebida. O grupo de 16 pessoas, que estavam na parte de baixo do Parque, percorreu a Trilha da Bica, de 1.5 km (ida e volta). Durante o percurso, os participantes aprenderam conteúdos diversos de geociências, como ciclo das rochas, processos de erosão e de intemperismo e conheceram a história das rochas que formam a região.

Coordenadora do Núcleo, Maria da Glória Motta Garcia, acompanhou o grupo. Crédito: Lauro Dehira.

Geociências em Foco

O Geociências em Foco é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), do Museu de Geociências e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Geociências da USP.

A missão do projeto é compartilhar informações referentes à geodiversidade, popularizar as geociências e incentivar práticas de geoconservação, educação ambiental e valorização do patrimônio geológico natural e construído.

Acompanhe a programação das próximas atividades no site e Facebook do GeoHereditas.

Profª Drª Maria da Glória apresentou painéis interpretativos de temas de geociências. Crédito: Lauro Dehira.