Conheça o Bogicca: jogo didático que ensina a formação do solo e conceitos de Geociências

O solo é formado pela alteração das rochas e reveste a superfície terrestre. O processo é resultado da ação de vários agentes do intemperismo, como água e vento, que atuam sobre um material anteriormente presente, chamada de rocha-mãe, degradada dentro de uma escala geológica de milhões de anos, até se tornar este recurso natural tão importante para manutenção da vida na Terra.

O Brasil possui uma ampla diversidade de solos, que abrangem diferentes minerais, além de matérias orgânicas. O solo está presente em condições naturais específicas (relevo, clima, bioma), que vão se modificando com o tempo. Sua preservação é essencial, visto que é o substrato fundamental para o crescimento e desenvolvimento das plantas, além de contribuir para a nossa alimentação. Também assume funções primordiais para a evolução dos ecossistemas, auxiliando no sistema de distribuição, escoamento e armazenamento de água subterrânea.

Você sabe como se forma o solo? A doutoranda Fernanda Coyado Reverte criou, em 2010, um jogo didático, como atividade para a disciplina Recursos Didáticos, do Curso de Geociências e Educação Ambiental, que apresenta, de forma divertida, como funciona o ciclo de formação do solo.

Bogicca: um jogo de ensino e aprendizado de solos

O Bogicca é um jogo interativo e ilustrativo que mostra todas as etapas do ciclo de formação do solo, considerando seus agentes de formação: rocha, clima, relevo, animais, plantas e o tempo geológico, além de conceitos gerais de geociências apresentados nas cartas.

De acordo com a pesquisadora, que integra, atualmente, o núcleo GeoHereditas, o jogo busca incentivar a tomada de uma consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável, por meio do manejo e uso responsável de recursos naturais disponíveis no planeta.

“O desenvolvimento educacional de crianças e de habilidades cognitivas pode ser conquistado através do uso de recursos didáticos  específicos. Neste sentido, o jogo é uma ferramenta importante de divulgação e ensino de Geociências. A ideia é criar cada vez mais materiais que ajudem os jovens a assimilar com mais facilidade os conhecimentos científicos em prol da maior valorização do meio ambiente e formação de indivíduos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade”, analisa Fernanda.

Estrutura do jogo

Intitulado Bogicca, em homenagem ao professor Dr. Paulo César Boggiani, o jogo tem um formato de tabuleiro, no qual a minhoca-mascote, de mesmo nome, é a peça central da brincadeira. A cada rodada, os jogadores vão se deparando com cartas-conceitos que caracterizam a transformação do solo, como relevo, clima, animais, bem como assuntos associados ao uso correto deste recurso.

Cada ponto de partida é um tipo de rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica). Ao longo da evolução do jogo, o vencedor é aquele que consegue atingir à casa da Bogicca, que representa o próprio solo formado.

Origem da iniciativa

O jogo foi criado em conjunto com um grupo de 23 crianças, entre sete e onze anos, que faziam parte de um projeto na ONG Acorde, localizada na cidade de Embu das Artes, município da Região Metropolitana de São Paulo. Na época, Fernanda doou para a ONG 10 unidades do Bogicca, produzidas manualmente.

Resultados

O resultado da aplicação deste recurso lúdico no Ensino Básico e Fundamental para aproximar crianças de temas importantes da Geologia e de Geociências foi muito positivo. Foi constatado que os estudantes apresentavam conhecimentos gerais sobre os conceitos revelados durante as etapas do jogo, respondendo corretamente às perguntas que surgiam. Também foi notado grande interesse e empolgação dos alunos em participar da brincadeira geocientífica. Além de propiciar prazer e entretenimento, o jogo gerou uma rica interação entre alunos e professores, revelando diferentes questionamentos e  beneficiando a experiência de ensino-aprendizagem.

Após experiência na ONG, Fernanda Reverte, junto com a equipe do GeoHereditas, expandiu a proposta do jogo e alcance do público-alvo. A parceria criou novas cartas, com perguntas mais elaboradas para adultos, elevando o nível de dificuldade do Bogicca, e investiu na ampliação do tamanho do tabuleiro para 16 m². O propósito foi ampliar a divulgação do recurso em eventos e atividades diversas de educação ambiental e difusão de Geociências.

Sucesso no exterior

O jogo já é conhecido nacionalmente e internacionalmente. Em 2012, o Bogicca foi apresentado no 46º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Santos, durante a praia das Geociências, onde o público pode usufruir do jogo durante os sete dias de evento.

No âmbito internacional, destaca-se a menção da criação do Projeto, apresentado em Portugal, em 2012, durante o II Congresso Internacional “Geociências na CPLP”, na Universidade Coimbra. Já em 2013, o jogo ganhou notoriedade e os resultados de sua aplicação foram apresentados no III Congresso de Jovens Investigadores em Geociências, na Universidade de Évora. A apresentação do recurso na Europa fortaleceu a conexão entre universidades brasileiras, representada pela USP, e de países de língua portuguesa, incentivando a busca de uma formação voltada à área de Geociências.

Você pode garantir o jogo completo! Clique nos links abaixo e imprima os materiais:

Manual de instrução
Tabuleiro
Nível fácil
Nível difícil
Sorte revés (frente)
Revés 1 e 2
Sorte 1 e 2

Apresentação do Bogicca no 46º Congresso Brasileiro de Geologia. Crédito: Fernanda Coyado Reverte