GeoHereditas participa de minicurso sobre Geoparques no ProGeo

Por Karolina von Sydow

Minicurso “Geoparques: critérios para criação e exemplos no Brasil”; ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Nascimento (UFRN).

Antes da abertura oficial do ProGeo 2019, a professora Maria da Glória Garcia e demais pesquisadores do GeoHereditas participaram de um minicurso sobre geoparques, ministrado pelo geólogo e professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcos Antônio Leite do Nascimento, que, atualmente, está à frente de pesquisa de levantamento do patrimônio geológico potiguar voltado à geoconservação.

Em relação aos tópicos abordados na ocasião, destaca-se o surgimento e a evolução dos geoparques ao longo do tempo, características e requisitos fundamentais para um local se tornar um geoparque, fatores essenciais para expansão destas áreas, Rede Global e Programa Mundial de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e projetos de geoparques no Brasil. Outros temas, como: geoconservação, patrimônio geológico e geoturismo também foram abordados na ocasião.

“O curso tem a proposta de transmitir conceitos básicos, como; o significado um geoparque, todas as premissas necessárias, incluindo legislação, para a sua constituição e integração ao Programa Mundial da Unesco e Rede Global de Geoparques, planejamento e gestão territorial e de patrimônio geológico”, explicou o professor.

Durante o curso, Marcos Nascimento destacou que o papel da gestão de um geoparque é cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável, formar uma identidade jurídica, entre outras ações essenciais. A cada quatro anos, o local também é reavaliado por comissão responsável eleita pela Unesco.

O curso agradou todos os participantes, que interagiram bastante e traçaram algumas perguntas importantes para reflexão sobre o assunto. Maria da Glória levantou a discussão sobre os métodos de valoração de geossítios. Segundo Nascimento, pesquisadores e estudiosos do assunto ainda buscam um método eficiente de avaliação e valoração internacional de geossítios, que não deixe de considerar seu valor científico, social, entre outros fatores. Além disso, estão em tramitação discussões para a criação do Comitê Brasileiro de Geoparques.

Atualmente, existem 147 geoparques em 41 países. O Brasil possui um geoparque reconhecido pela Unesco, o Geoparque Araripe, no Ceará. Além disso, existem diversos projetos de geoparques em todo o País, como o Projeto Geoparque Seridó (www.geoparqueserido.com.br), cujo professor Marcos do Nascimento é um dos coordenadores responsáveis .

Professor Marcos Nascimento, integrantes do GeoHereditas e demais participantes do minicurso.