Conheça o passeio virtual no Parque Estadual do Jaraguá

O GeoHereditas vem investindo muito na produção de geotours virtuais em áreas do estado de São Paulo com relevância científica, turística e educativa. O objetivo é proporcionar ao público conhecimento geológico e despertar seu interesse por questões importantes das geociências, além de incentivar a adoção de posturas voltadas à conservação e ao uso sustentável da geodiversidade.

Já foram produzidos passeios online em alguns municípios do litoral norte do estado, no centro histórico da cidade e, recentemente,  foi criado um geotour no Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), onde está um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá. Acesse o passeio virtual aqui.

A coordenadora do Núcleo e idealizadora da iniciativa, a professora Maria da Glória Motta Garcia, destaca a importância do recurso didático tecnológico. “A ferramenta possibilita um passeio virtual em um dos principais parques do Brasil, apresentando a história de formação geológica local por meio de cards  interpretativos ilustrativos, curiosidades e fotos inéditas. É um ambiente digital em 3D, leve e interativo que disponibiliza rico conteúdo geocientífico”, explica.

Imagem do passeio virtual no PEJ.
Pico do Jaraguá em 3D

Características geológicas

Geologicamente, o Parque do Jaraguá situa-se numa área fortemente afetada por processos tectônicos em tempos remotos. O contraste entre as elevações mais altas e as baixas colinas que rodeiam o pico é devido à maior resistência à erosão de algumas rochas metamórficas. Com importância histórica, o local também foi um dos primeiros do país onde foi realizada a exploração de ouro, sendo possível ver no Parque o registro de um tanque de lavagem do mineral.

O Pico principal é um relevo montanhoso grandioso, composto por quartzito, rocha oriunda do metamorfismo do arenito (rocha sedimentar), em cuja composição predomina o mineral quartzo.

O Parque abrange três trilhas principais: Pai Zé, da Bica e do Silêncio, com percursos de dificuldade baixa à moderada. Há também dois mirantes, que atraem muitos visitantes, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Importância ambiental do PEJ como unidade de conservação

Criado em 1961, o PEJ ocupa posição estratégica no estado de São Paulo, já que possui áreas importantes de ecossistemas envoltas por Mata Atlântica remanescente, da Região Metropolitana, integrando, assim, o Cinturão Verde da cidade.

“O Parque é uma unidade de conservação com características naturais excepcionais, integrando uma diversidade de atributos bióticos e abióticos, que requer práticas de pesquisa e de gestão em conservação, além de incentivo a ações turísticas e de educação ambiental”, destaca a pesquisadora.