GeoHereditas aborda geodiversidade no Sábado Geológico do IGc

Por Karolina von Sydow

No último sábado de novembro, dia 30, alunos de Pós-Graduação do Instituto de Geociências (IGc-USP) realizaram o Sábado Geológico com o objetivo de divulgar pesquisas em geociências para a sociedade.

O evento foi gratuito e ofereceu práticas lúdicas, além de experiências didáticas e interativas a estudantes, adultos e crianças. No dia, houve apresentação de pôsteres com conteúdos geocientíficos, realização de atividades com maquetes, dinâmicas de observação de diversas amostras de rochas, minerais e fósseis e visita guiada ao Museu de Geociências.

Crianças e adultos participaram do Sábado Geológico no IGc-USP. Crédito: Mikaella Balis.

Em relação às sessões temáticas, além da geoconservação, foram abordados alguns temas da área de Geologia, como geotecnia, mineração, ciclo das rochas, processos vulcânicos, paleontologia, entre outros.

O GeoHereditas participou do evento em uma  sessão exclusiva sobre geodiversidade, sendo representado pela doutoranda em Geociências e integrante do Núcleo, Eliana Mazzucato, que compartilhou com os visitantes pesquisas e produtos desenvolvidos pelo NAP nas áreas de geoconservação e patrimônio geológico, como o passeio virtual.

Esta ferramenta de tecnologia geoespacial possibilita o conhecimento dos principais geossítios pertencentes ao inventário do patrimônio geológico do Estado de São Paulo.

Público conferindo pôsteres informativos no saguão, como um de minerais e outro sobre o ciclo das rochas. Crédito: Mikaella Balis.

De acordo com a pesquisadora, a partir do passeio virtual, os visitantes puderam visualizar imagens panorâmicas de alta resolução e modelos em 3D de geossítios do litoral de São Paulo, com relevante importância geológica e científica, como o Ilhote de Camburizinho (São Sebastião), Morro do Santo Antônio (Caraguatatuba), Praia da Fazenda (Ubatuba) e Pedra do Sino (Ilhabela).

“A atividade teve o objetivo de proporcionar aos visitantes um tour pela região para observação e conhecimento dos componentes geológicos das paisagens dos geossítios com um ponto de vista diferente, interagindo com estes dados e interpretando toda esta geodiversidade. Outros aspectos específicos também foram explicados, incluindo informações sobre a história geológica do litoral norte e suscitando novas curiosidades e questionamentos”, destaca Eliana.

Doutoranda e integrante do NAP, Eliana Mazzucato, conversou com os visitantes e apresentou o passeio virtual. Crédito: Thomas Akabane.
Crianças interagem com o site do tour geológico no litoral de São Paulo. Crédito: Luciana Battelli.
Estudante do Curso de Geociências, Kátia Kawakami, auxilia participante no uso do microscópio para estudo de fósseis. Crédito: Mikaella Balis.

O Sábado Geológico contou com a presença de grande público, desde crianças até adultos e idosos, e despertou o interesse dos participantes por diversos temas de pesquisa da Pós-Graduação.

“Houve uma rica troca de conhecimentos e experiências entre público e alunos da Pós. Foi muito gratificante. É importante a realização de iniciativas deste tipo para popularização e educação em geociências”, conclui Eliana.

A bióloga e estudante do curso de Geociências e Educação Ambiental, Luciana Battelli, traçou elogios à iniciativa. “Quando fiquei sabendo que o evento abrangeria painéis de vulcões, por exemplo, pensei em convidar os meus sobrinhos, de cinco anos cada. E eles gostaram de tudo que viram, conhecer o IGc. Ficaram maravilhados, olhando os fósseis nos microscópios e nas lupas. Eu adorei o Sábado Geológico, vale muito a pena essa experiência de aprendizado”, destaca ela.

Saiba mais informações sobre Sábado Geológico e acompanhe a programação dos próximos eventos organizados pelos alunos de Pós-Graduação do IGc aqui.