GeoHereditas marca presença no V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, no Ceará

Por Karolina von Sydow

Entre os dias 14 e 18 de outubro, professores e pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) da Universidade de São Paulo (USP) estiveram presentes no V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico no Geopark Araripe, no Ceará, o único geoparque brasileiro oficial do Programa Global de Geoparques Unesco e da Rede Global de Geoparques.

Promovido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada na cidade de Crato (CE), em parceria com a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), o Simpósio teve a participação de profissionais, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais do segmento da Geoconservação, como o presidente do Comitê Científico do Geoparque Arouca, em Portugal, Arthur Agostinho Abreu e Sá, e o secretário geral da Rede Global de Geoparques e presidente do Conselho Global de Geoparques da UNESCO, Guy Martini.

Integrantes do GeoHereditas presentes no V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, no Ceará.

V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico

Nesta edição, o evento focou no tema central “ (Re) Pensar o Patrimônio Geológico para o Geoturismo e Desenvolvimento Local” para debate e reflexão de estratégias de proteção, conservação e difusão de conhecimentos acerca da geoconservação e do patrimônio geológico.

Entre as atividades realizadas, houve oficinas e palestras temáticas, que contaram com a participação de diversas pesquisadores de referências na área da geoconservação e trabalharam temas como geoética; proteção ao meio ambiente; produção mineral; cartografia cultural; patrimônio geológico; geoconservação; geoturismo e desenvolvimento local; evolução do Comitê Brasileiro de Geoparques; geoparques; patrimônio paleontológico e arqueológico; museus; Agenda 2030-UNESCO; mídias, comunicação e popularização das Geociências.

Foi debatida ainda a importância do Geopark Araripe, que já conquistou três selos verdes consecutivos, para valorização e reconhecimento internacional do local como patrimônio geológico e unidade de desenvolvimento sustentável.

Painel “Patrimônio geológico, Geoconservação e Geoturismo”

O painel com o tema “Patrimônio geológico, Geoconservação e Geoturismo” contou com a participação do geólogo, professor da UFRN e coordenador científico do projeto de criação do Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, Marcos Nascimento; do prof. Dr. da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná, Gilson Guimarães e do colaborador do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (NEMA/UFPE), Edvaldo Silva Júnior. Durante o evento, Marcos Nascimento lançou o livro “Geoturismo e Patrimônio Geomineiro no Brasil”.

Professores de várias regiões e interligados a diversas universidades, como URCA, UFOP, IFMA, UFRN, UEPG, UFPE, UFFS, marcaram presença nas palestras. Também estiveram presentes profissionais de órgãos do setor público, como a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), Escritório Regional de Cultura Cariri/Secult Ceará, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Secretaria de Turismo do Crato (SETUR) e Ministério Público Federal.

GeoHereditas apresenta pesquisas em geoconservação e patrimônio geológico

A equipe de pesquisadores do GeoHereditas apresentou trabalhos em geoconservação, patrimônio geológico, patrimônio geomorfológico e divulgação das geociências, distribuídos em sessões orais e painéis interpretativos. Confira alguns registros a seguir:

Em frente ao pôster, da esquerda para a direita, estão a coordenadora do NAP, Maria da Glória, e a geóloga da CPRM, Lígia Ribeiro.
Apresentação do banner pela doutoranda Débora Queiroz e professora Eliane Del Lama.
Na foto, apresentando o folder, a professora Christine Bourotte (à esquerda) e a pesquisadora Andrea Duarte (à direita).
Doutoranda em Geociências, Eliana Mazzucato, ao lado da Profª. Dra Denise Bacci, que apresentou pesquisa de divulgação do patrimônio geológico e estudo de casos no Parque Estadual da Serra do Mar (SP).

Lançamento do próximo evento

No encerramento do evento, especialistas discorreram sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, presentes na Agenda 2030, um plano estratégico de promoção da igualdade e cidadania para todos os cidadãos do planeta, lançado em 2015.

O plano é considerado um instrumento-base relevante para o planejamento e a implementação de geoparques. O próximo Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico vai ocorrer, em 2021, na cidade de São Paulo.