Geotour leva público para um dos pontos mais altos da cidade, o Pico do Jaraguá

Por Karolina von Sydow

Para quem gosta de estar em contato com a natureza e tem a curiosidade de conhecer um lugar com uma rica geodiversidade, não pode perder a próxima atividade do “Geociências em Foco”, o geotour no Pico do Jaraguá, no dia 24 de agosto, a partir das 10 horas. Este registro da geodiversidade é um dos pontos mais altos  do município de São Paulo e está rodeado pela beleza, do que ainda existe de resquícios, de Mata Atlântica nativa na Região Metropolitana do estado.

Ministrado pela coordenadora do Núcleo e idealizadora da iniciativa, a professora Maria da Glória Motta Garcia, a segunda edição do “Geociências em Foco” acontecerá no Parque Estadual do Jaraguá. O percurso começa no mirante, na parte de cima do Parque, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade, inclusive da Serra da Cantareira, um relevo montanhoso grandioso, e vai em direção à Trilha do Pai Zé, terminando no tanque de lavagem de ouro.

Além de conhecer a história de formação geológica deste importante monumento, o geotour apresentará aos participantes informações sobre um dos primeiros lugares onde houve exploração de ouro no Brasil. Não esqueça de usar roupas confortáveis e tênis, levar água, boné, protetor solar e repelente. O consumo de frutas leves também é uma boa opção.

A realização do geotour no Pico do Jaraguá é fruto de uma parceria entre o GeoHereditas, Museu de Geociências da USP e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As vagas para a atividade, recomendada para maiores de oito anos, são limitadas. Acesse o link e se inscreva já: https://forms.gle/NYptFTbNePyNAjqVA.

Geotour no Pico do Jaraguá

Data: 24 de agosto, sábado
Horário: 10h
Local de encontro: mirante da parte de cima do Parque
Duração: entre duas e três horas

Participe!