Grupo de Estudos GeoHereditas: divulgação sobre o projeto Potencial Geoturístico do Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e Entorno: subsídio ao uso sustentável do meio natural.

Por Marcelly Beatriz S. Silva

Equipe do GeoHereditas e o coordenador do projeto o Prof. Dr Raimundo Humberto Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

No dia 1 de março, o grupo de estudos do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), inicia o ano com a apresentação do coordenador  professor doutor em geologia, Raimundo Humberto Cavalcante Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordando um pouco sobre o projeto que vendo sendo realizado desde 2022 no Parque Nacional de Anavilhanas, localizado nos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão no Estado do Amazonas, contando com a presença dos membros da equipe a professora Dr. Vilma Terezinha de Araújo Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a professora Dr. Vânia Maria Nunes dos Santos, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a professora Dr. Maria da Gloria Motta Garcia, da Universidade de São Paulo e o Pós-graduando Carlos Eduardo Manjon Mazoca, da Universidade de São Paulo.

Na reunião foi abordada a importância da disseminação dos conhecimentos e informações sobre a geodiversidade na região juntamente com a participação das comunidades locais, com intuito de promover a vocação geoturística do Amazonas em virtude de sua rica biodiversidade e valor histórico, levando em consideração que o parque abarca diversos locais de interesse ecológico e geocientífico. O programa irá produzir um acervo de 10 modelos tridimensionais, 117 vídeos, 37 fotografias panorâmicas de 30 pontos de interesse geológico, com valor científico, relevância turística e educativa via plataforma Google My Maps, além da publicação na revista GeoNorte, roteiros digitais que irão aproximar as pessoas desse patrimônio e o primeiro Workshop que ocorrerá em junho de 2023.