A geodiversidade é a variedade natural de materiais e processos geológicos e geomorfológicos responsáveis pela formação da paisagem que nos cerca e que constituem a base para vida na Terra. Dentre estes materiais, estão os minerais, as rochas, os fósseis e as formas de relevo, por exemplo. Dentre os processos, incluem-se os da dinâmica interna (vulcanismo, tectonismo) e externa (intemperismo, sedimentação). Juntamente com a biodiversidade, a geodiversidade constitui a diversidade natural do nosso planeta.
Para estudar a geodiversidade deve-se considerar diferentes escalas. A escala global lida com a história da Terra e das placas tectônicas, fundamentais para entender a diversidade geológica atual. A escala local refere-se aos materiais, processos e formas de relevo que compõem a porção abiótica do planeta – são os elementos da geodiversidade. Estes elementos podem ser descritos de acordo com valores intrínsecos, científicos, históricos, culturais, educativos, estéticos, turísticos, econômicos e funcionais.
Alguns locais são particularmente importantes na representação da geodiversidade de um território. São locais nos quais os elementos da geodiversidade possuem valor considerado excepcional, selecionados com base em critérios específicos com vistas à sua conservação para esta e para as futuras gerações. O conjunto destes locais, denominados geossítios, constitui o patrimônio geológico (ou geopatrimônio) de uma região.
A gestão da geodiversidade e do patrimônio geológico é feita pelo ramo das geociências denominado Geoconservação. Para isso, é necessário desenvolver uma série de etapas que constituem as estratégias de geoconservação numa estrutura que inclui o diagnóstico (coleta de dados, seleção e avaliação de locais de interesse geológico), a conservação (avaliação de aspectos legais, monitoramento) e a promoção (valorização destes locais e disseminação científica).
É importante observar estas etapas, porque isso permite aumentar as chances de alcançar as melhores práticas em quaisquer ações que envolvam a conservação e o uso do patrimônio geológico.