Porosidade e permeabilidade dos solos

Veja como acontece a permeabilização dos solos a partir de um experimento caseiro

por Samara dos Anjos da Costa

Assunto

Pedologia, Erosão

Idade recomendada

Qualquer idade

Dificuldade

Moderado

Custo

Gratuito

As propriedades físicas do solo (textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, fluxo de água, ar e calor) são responsáveis pelos mecanismos de atenuação física de poluentes, como filtração e lixiviação, possibilitando ainda condições para que os processos de atenuação química e biológica possam ocorrer.
CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
  • Compreender como ocorre a permeabilidade dos solos.
  • 1 garrafa pet
  • 1 garrafa pet
  • 1 elástico ou liga
  • 1 pedaço de tecido 15 cm x 15 cm
  • 500 ml de água
  • Variados tipos de solo

a. Corte o fundo da garrafa pet e prenda com o elástico um pedaço de tecido na boca da garrafa.

b. Com o auxílio de um copo de 50 ou 100 ml, afira a medida da água a ser colocada no copo da garrafa, marcando sempre os valores.

c. Adicione um pouco do material que o seu grupo recebeu e marque a altura da coluna do material na garrafa.

d. Despeje uma quantidade fixa de água na garrafa e marque quanto tempo a água demora para atravessar a coluna do material e observe.

e. Repita o experimento com o mesmo material seco, compactando-o antes de despejar a água e observe.

O que aconteceu com o tempo de infiltração da água através das diferentes colunas? Por quê?

R.: Latossolo vermelho (descompactado): Este solo é argiloso e seus grãos ficam aglomerados em torrões. Esta aglomeração aumenta a permeabilidade do solo argiloso, originalmente pouco permeável, interconectando seus poros. Por esta razão a água passa mais rápido por este solo e chega mais limpa ao outro lado, isto é, carregou bem menos partículas do solo. 

Latossolo vermelho (compactado): Após ser compactado o solo perdeu sua organização em torrões e tornou-se menos permeável que o arenoso. Por esta razão a água leva mais tempo para percolar a amostra de solo e chegar ao recipiente.

Solo arenoso: após compactação a água levou mais tempo para infiltrar em relação ao solo não compactado, mas a diferença não foi tão grande porque os grãos de areia são na sua maioria de quartzo, sendo, pois de baixa compressibilidade, o que faz com que os poros não diminuam sensivelmente seus tamanhos bem como sua permeabilidade.

 

Quais efeitos esses diferentes tipos de “solo” produzem no escoamento e na infiltração da água das chuvas na natureza?

R.: No Latossolo Vermelho a compactação diminui a permeabilidade, pois quebra a organização dos torrões em que os grãos se aglomeram e por consequência diminui interconexão entre os poros, facilitando principalmente o escoamento superficial. No caso do solo arenoso, a 47 compactação diminui relativamente a permeabilidade, mas a variação de infiltração é pequena, mantendo a infiltração e afetando pouco o escoamento superficial.

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x