Geoturismo é uma forma de turismo que utiliza como principal atrativo a geologia de uma região. A denominação foi dada por Thomas Hose, em 1995, mas, desde a segunda metade do século dezenove, já se tinha notícias de práticas relacionadas ao turismo envolvendo aspectos geológicos na Austrália.
Existem muitas definições de Geoturismo, dadas por diversos autores, e que refletem o maior ou menor enfoque em um determinado aspecto. Reproduzimos aqui a definição da Declaração de Arouca, redigida por ocasião do Congresso Internacional de Geoturismo, ocorrido na cidade homônima em novembro de 2011: turismo que sustenta e incrementa a identidade de um território, considerando a sua geologia, ambiente, cultura, valores estéticos, patrimônio e o bem-estar dos seus residentes. É uma definição abrangente, que inclui não apenas o turismo geológico, considerado uma das componentes do geoturismo.
O geoturismo vincula-se diretamente à conservação e à promoção da geodiversidade e do patrimônio geológico e ao conhecimento do meio ambiente. Como ferramentas fundamentais, utiliza a Educação Ambiental e a Interpretação e, como premissa básica, está o benefício socioeconômico da população envolvida. Neste aspecto, o geoturismo tem muitas semelhanças com o ecoturismo, mas a diferença é o foco nos conceitos geológicos.
O geoturismo pode se constituir em uma alternativa de atividade econômica sustentável, unindo o turismo, a geoconservação e a educação. Além de promover a integração entre geodiversidade, biodiversidade, história, cultura, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, também busca trazer alternativas sustentáveis para o que chamamos de recurso geológico, entendido aqui não apenas como aqueles extraíveis, mas também como aqueles que trazem bem-estar e qualidade de vida. As práticas geoturísticas têm um grande potencial para ampliar e reorganizar a oferta turística de uma região. O geoturismo permite, assim, o reconhecimento dos elementos da geodiversidade, ajudando e promovendo a sua proteção e conservação.
O geoturismo pode ser feito em áreas naturais ou urbanas. Vamos conhecer um pouco mais sobre estes dois tipos de práticas.