O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) é um grupo de pesquisa localizado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), composto por pesquisadores de diversas áreas científicas; como Geociências, Geografia, Biociências, Ciências Sociais e Turismo.
Graduada em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Geoquímica e Geotectônica. É professora da USP e coordenadora do NAP, atuando em pesquisas em geoconservação voltadas a políticas públicas sustentáveis e áreas protegidas.
Com graduação em Ciências da Terra, mestrado e doutorado em Geociências, possui experiência na área de Geoquímica Ambiental. É vice-coordenadora do NAP e atua no ensino, realização de projetos e ações voltadas à divulgação das geociências e da geodiversidade.
Possui graduação em Geologia, mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professora associada do Instituto de Geociências da USP, com pesquisas na área de ensino de Geociências, geoconservação, formação de professores e Educação Ambiental.
Desde 2004, atua como professora do Instituto de Geociências da USP. Realiza pesquisas em conservação do patrimônio histórico, intemperismo de monumentos e geoturismo urbano.
Desde 2008 é Prof. do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Mineralogia e Petrologia, atuando principalmente com rochas alcalinas, modelamento geoquímico e geoquímica isotópica.
Tem experiência na área de taxonomia e sistemática de invertebrados Paleozoicos (Brasil) e Cenozoicos (Antártica). É autor de diversos livros de divulgação científica sobre a pré-história brasileira. Há 18 anos coordena a Oficina de Réplcias do Instituto de Geociências (USP), que produz material didático para as áreas de geociências e biologia. Foi curador de diversas exposições na área de paleontologia.
Desde 1988, atua como professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Realiza estudos e projetos voltados à área de educação ambiental, referentes ao efeito das Mudanças Climáticas Globais nos ecossistemas marinhos e costeiros.
Professora Doutora no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em técnicas de microanálises por microssonda eletrônica e projetos de pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e migmatitos.
Professora da Universidade de São Paulo, com experiência na área de Geociências, especificamente em Geotectônica. Realiza estudos e coordena pesquisas no Laboratório de Anisotropias Magnéticas e de Magnetismo de Rocha.
Professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da USP. Atua na formação e treinamento de guias de turismo e condutores ambientais de unidades de conservação. Participa do processo de implantação do Geopark Bodoquena-Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
Geógrafo formado pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional, com mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto de Geociências da USP, atuando em pesquisas na área de geoconservação com foco em patrimônio geológico, geoturismo, geoeducação e mapeamento da geodiversidade.
Socióloga. Pós-Doutora em Educação (FE/USP); Ciência Ambiental (IEE/USP) e Ensino de Geociências (IG/Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp, com pesquisas e práticas na área de ensino de Geociências, formação de professores e educação para a sustentabilidade, aprendizagem social e políticas públicas.
Graduado em geologia pela UFC com mestrado e doutorado em Geociências pela UNESP (Rio Claro-SP). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente vem desenvolvendo pesquisas em geoconservação/patrimônio geológico e etnogeologia no estado do Amazonas.
Professor da Universidade Federal do Ceará do curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Geologia. Possui mestrado em Geociências pela USP e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas em geologia sedimentar, tectônica e geoconservação nas bacias de Araripe, Ubajara e Jaibaras.
Especialista em geotecnologias. Responsável técnico do GeoHereditas por projetos que envolvem tecnologias geoespaciais, design gráfico e programação.
Graduada no Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Desde janeiro de 2020, é mestranda pelo Programa de Mineralogia e Petrologia do IGc, cujo título do projeto é “Avaliação da geodiversidade como base para estratégias de Geoconservação em áreas protegidas: estudo aplicado ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.
Geógrafa (UNESP), Geocientista (USP) e pós-graduanda em Geologia. Trabalha com pesquisas em geodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa em Geologia Ambiental. Tem interesse em Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geodiversidade e Geoparques.
Geógrafa (Unifal-MG) e, atualmente, doutoranda em Geociências (USP). Trabalha com pesquisas em Geoconservação, metodologias participativas e patrimônio geomorfológico.
Graduada em Turismo (2012), mestre em Análise Geoambiental (2015) e, atualmente, aluna de Doutorado em Geociências pelo Programa de Mineralogia e Petrologia da Universidade de São Paulo.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, em Geografia pela UniCesumar e Mestre em Geociências pela USP. Atualmente é doutoranda do programa de Mineralogia e Petrologia Ígnea do IGc-USP, desenvolvendo pesquisa sobre geodiversidade, patrimônio geológico e serviços ecossistêmicos na região da Bacia de Taubaté – SP.
Geóloga, doutoranda na área de mineralogia aplicada a materiais do patrimônio artístico e arqueológico.
Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica USP, mestre em Administração de empresas pela FGV, mestranda em Geociencias – Mineralogia e Petrologia – pelo IGC-USP. Atualmente, trabalha em pesquisa sobre a percepção pública da Geodiversidade e Geociências e estratégias de Geocomunicação.
Mestre em Mineralogia e Petrologia pela Universidade de São Paulo (2020). Sua dissertação focou na ação da urina nas rochas graníticas das fachadas e monumentos históricos do município de São Paulo. Geóloga formada pelo Instituto de Geociências – IGc-USP (2006). Trabalha e desenvolve pesquisas em conservação de patrimônios históricos; e, gerenciamento de áreas contaminadas.
Geóloga, graduada e mestre pela USP, com experiência e interesse em geoconservação e gerenciamento de áreas contaminadas.
Geógrafa (Unicsul), Geocientista e Educadora Ambiental (USP), mestre em Geociências (USP) e doutoranda em Geociências (USP). Possui experiência em geoconservação, interpretação e conservação do patrimônio histórico.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental e mestre em Geociências, na área de Mineralogia e Petrologia, pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na promoção de atividades voltadas ao ensino informal e também em pesquisas na área da Geoconservação e de divulgação das Geociências.
Geóloga, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 2007 e doutora em geologia com experiência em mapeamento geológico. Trabalha com pesquisas em geoconservação, geodiversidade, geparques e patrimônio geológico.
Professor formado em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Atualmente é aluno de mestrado e desenvolve sua pesquisa sobre o uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo. Vêm desenvolvendo junto ao NAP atividades voltadas para geodiversidade, geoconservação e educação em geociências.
Geóloga e atualmente mestranda em Geociências, ambos pelo Instituto de Geociências da USP. Trabalha com pesquisas em patrimônio geológico e caracterização de geossítios, com ênfase no patrimônio geológico tectônico em São Sebastião.
Geóloga e Mestre em Ciências pela USP. Tem experiência em Educação como coordenadora do Programa Florescer e diretora da Escola Agroecológica Sítio Esperança. Atualmente é doutoranda na USP, orientada pela professora Denise de La Corte Bacci Toledo e pela professora Geneviève Therriault da UQAR (Université du Québec à Rimouski), e trabalha no “Projeto Geocidadania – Valorização e Conservação da Geodiversidade sob a perspectiva das crianças”.
Arquiteta e Urbanista e estudante de graduação em Geociências e Educação Ambiental. Pesquisadora em Patrimônio Edificado pelo grupo de pesquisa Arquivo, Memória e Cidade (Pós-Graduação no Mackenzie) e em Patrimônio Natural com enfoque para gerar produtos de divulgação e interpretação das geociências.
Graduanda em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Durante a sua formação, já atuou em projetos e grupos relacionados à Sedimentologia e Geoquímica e Espeleologia. Atualmente, realiza iniciação científica junto ao Núcleo Geohereditas, analisando a percepção das geociências e da geodiversidade pelos habitantes e visitantes do município de Caraguatatuba, visando a elaboração de estratégias de divulgação e ensino.
Estudante de Geologia, trabalhando na relação entre a geodiversidade e o patrimônio geológico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no litoral norte de São Paulo.
Estudante de Geociências e Educação Ambiental. Licenciada em Ciências e bacharel em Comunicação Social. Pós-graduanda em Gestão e Perícia Ambiental. Desenvolve o projeto de Iniciação Científica intitulado “Levantamento de informações e parâmetros para proposta de Geoturismo como educação informal dentro do Campus Armando Salles de Oliveira (CUASO) da Universidade de São Paulo – USP”.
Graduanda em Geografia pela USP, com foco em geoprocessamento. Atualmente trabalha com projetos de divulgação científica de locais de interesse geológico no Caminho do Peabiru no estado de São Paulo.
Graduando em Geociências e Educação Ambiental pela USP e bolsista no projeto de promoção das Geociências para diferentes mídias sociais do GeoHereditas. Interesses em educação ambiental, sustentabilidade e conservação de áreas com potencial turístico e geológico.
Graduanda em Geologia pela USP. Atualmente produzindo conteúdos para o site referentes às atividades e projetos desenvolvidos pelo Núcleo GeoHereditas.