Como é o passo a passo da perfuração para fins científicos na Amazônia

Vídeo explica o que acontece com as amostras geológicas após serem retiradas do subsolo

Publicado em 17/11/2023 | Por: Adriana Farias

Uma perfuração de subsolo na Amazônia para fins científicos está acontecendo desde junho no município de Rodrigues Alves, no Acre. Os integrantes do Projeto de Perfuração Transamazônica, composto sobretudo por pesquisadores da Universidade de São Paulo, pretendem alcançar 2000 metros de profundidade em rochas e sedimentos para coletar testemunhos, que são amostras cilíndricas geológicas, da era Cenozoica. O período abrange os últimos 66 milhões de anos. A equipe perfurou até agora cerca de 900 metros coletando os testemunhos.

E o que acontece com cada amostra após ela ser retirada do subsolo amazônico e chegar à superfície? No vídeo, confira o passo a passo do procedimento científico.

O objetivo do projeto internacional é compreender a origem e a evolução da biodiversidade da Amazônia e sua relação com o ambiente a fim de entender a história do planeta Terra na região centro-norte da América do Sul e os impactos das mudanças climáticas. Isso se dará a partir da análise das amostras geológicas, que contém microfósseis, microrganismos e outros elementos que vão revelar a história evolutiva da Amazônia.

“Os sedimentos acumulados ao longo do tempo estão organizados em camadas, que funcionam como um arquivo do passado da Amazônia”, explica o pesquisador André Sawakuchi, do Instituto de Geociências da USP. “Esses sedimentos são detritos produzidos pelo intemperismo das rochas e transportados pelos rios até as bacias sedimentares, depressões onde os sedimentos são acumulados e transformados em rochas sedimentares ao longo do tempo. Eles guardam informações sobre o clima da América do Sul no passado, das antigas florestas, das montanhas e dos rios que existiram na Amazônia”.