O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) é um grupo de pesquisa localizado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), composto por pesquisadores de diversas áreas científicas; como Geociências, Geografia, Biociências, Ciências Sociais e Turismo.
Graduada em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Geoquímica e Geotectônica. É professora da USP e coordenadora do NAP, atuando em pesquisas em geoconservação voltadas a políticas públicas sustentáveis e áreas protegidas.
Com graduação em Ciências da Terra, mestrado e doutorado em Geociências, possui experiência na área de Geoquímica Ambiental. É vice-coordenadora do NAP e atua no ensino, realização de projetos e ações voltadas à divulgação das geociências e da geodiversidade.
Possui graduação em Geologia, mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professora associada do Instituto de Geociências da USP, com pesquisas na área de ensino de Geociências, geoconservação, formação de professores e Educação Ambiental.
Desde 2004, atua como professora do Instituto de Geociências da USP. Realiza pesquisas em conservação do patrimônio histórico, intemperismo de monumentos e geoturismo urbano.
Desde 2008 é Prof. do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Mineralogia e Petrologia, atuando principalmente com rochas alcalinas, modelamento geoquímico e geoquímica isotópica.
Tem experiência na área de taxonomia e sistemática de invertebrados Paleozoicos (Brasil) e Cenozoicos (Antártica). É autor de diversos livros de divulgação científica sobre a pré-história brasileira. Há 18 anos coordena a Oficina de Réplcias do Instituto de Geociências (USP), que produz material didático para as áreas de geociências e biologia. Foi curador de diversas exposições na área de paleontologia.
Desde 1988, atua como professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Realiza estudos e projetos voltados à área de educação ambiental, referentes ao efeito das Mudanças Climáticas Globais nos ecossistemas marinhos e costeiros.
Professora Doutora no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em técnicas de microanálises por microssonda eletrônica e projetos de pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e migmatitos.
Professora da Universidade de São Paulo, com experiência na área de Geociências, especificamente em Geotectônica. Realiza estudos e coordena pesquisas no Laboratório de Anisotropias Magnéticas e de Magnetismo de Rocha.
Professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da USP. Atua na formação e treinamento de guias de turismo e condutores ambientais de unidades de conservação. Participa do processo de implantação do Geopark Bodoquena-Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
Socióloga. Pós-Doutora em Educação (FE/USP); Ciência Ambiental (IEE/USP) e Ensino de Geociências (IG/Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp, com pesquisas e práticas na área de ensino de Geociências, formação de professores e educação para a sustentabilidade, aprendizagem social e políticas públicas.
Professor da Universidade Federal do Ceará do curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Geologia. Possui mestrado em Geociências pela USP e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas em geologia sedimentar, tectônica e geoconservação nas bacias de Araripe, Ubajara e Jaibaras.
Especialista em geotecnologias. Responsável técnico do GeoHereditas por projetos que envolvem tecnologias geoespaciais, design gráfico e programação.
Graduada no Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Desde janeiro de 2020, é mestranda pelo Programa de Mineralogia e Petrologia do IGc, cujo título do projeto é “Avaliação da geodiversidade como base para estratégias de Geoconservação em áreas protegidas: estudo aplicado ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.
Geógrafa (UNESP), Geocientista (USP) e pós-graduanda em Geologia. Trabalha com pesquisas em geodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa em Geologia Ambiental. Tem interesse em Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geodiversidade e Geoparques.
Geógrafa (Unifal-MG) e, atualmente, doutoranda em Geociências (USP). Trabalha com pesquisas em Geoconservação, metodologias participativas e patrimônio geomorfológico.
Graduada em Turismo (2012), mestre em Análise Geoambiental (2015) e, atualmente, aluna de Doutorado em Geociências pelo Programa de Mineralogia e Petrologia da Universidade de São Paulo.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, em Geografia pela UniCesumar e Mestre em Geociências pela USP. Atualmente é doutoranda do programa de Mineralogia e Petrologia Ígnea do IGc-USP, desenvolvendo pesquisa sobre geodiversidade, patrimônio geológico e serviços ecossistêmicos na região da Bacia de Taubaté – SP.
Geóloga, doutoranda na área de mineralogia aplicada a materiais do patrimônio artístico e arqueológico.
Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica USP, mestre em Administração de empresas pela FGV, mestranda em Geociencias – Mineralogia e Petrologia – pelo IGC-USP. Atualmente, trabalha em pesquisa sobre a percepção pública da Geodiversidade e Geociências e estratégias de Geocomunicação.
Mestre em Mineralogia e Petrologia pela Universidade de São Paulo (2020). Sua dissertação focou na ação da urina nas rochas graníticas das fachadas e monumentos históricos do município de São Paulo. Geóloga formada pelo Instituto de Geociências – IGc-USP (2006). Trabalha e desenvolve pesquisas em conservação de patrimônios históricos; e, gerenciamento de áreas contaminadas.
Geóloga, graduada e mestre pela USP, com experiência e interesse em geoconservação e gerenciamento de áreas contaminadas.
Geógrafa (Unicsul), Geocientista e Educadora Ambiental (USP), mestre em Geociências (USP) e doutoranda em Geociências (USP). Possui experiência em geoconservação, interpretação e conservação do patrimônio histórico.
Graduada em Geociências e Educação Ambiental e mestre em Geociências, na área de Mineralogia e Petrologia, pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na promoção de atividades voltadas ao ensino informal e também em pesquisas na área da Geoconservação e de divulgação das Geociências.
Geóloga, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 2007 e doutora em geologia com experiência em mapeamento geológico. Trabalha com pesquisas em geoconservação, geodiversidade, geparques e patrimônio geológico.
Professor formado em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Atualmente é aluno de mestrado e desenvolve sua pesquisa sobre o uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo. Vêm desenvolvendo junto ao NAP atividades voltadas para geodiversidade, geoconservação e educação em geociências.
Geóloga e atualmente mestranda em Geociências, ambos pelo Instituto de Geociências da USP. Trabalha com pesquisas em patrimônio geológico e caracterização de geossítios, com ênfase no patrimônio geológico tectônico em São Sebastião.
Arquiteta e Urbanista e estudante de graduação em Geociências e Educação Ambiental. Pesquisadora em Patrimônio Edificado pelo grupo de pesquisa Arquivo, Memória e Cidade (Pós-Graduação no Mackenzie) e em Patrimônio Natural com enfoque para gerar produtos de divulgação e interpretação das geociências.
Graduanda em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Durante a sua formação, já atuou em projetos e grupos relacionados à Sedimentologia e Geoquímica e Espeleologia. Atualmente, realiza iniciação científica junto ao Núcleo Geohereditas, analisando a percepção das geociências e da geodiversidade pelos habitantes e visitantes do município de Caraguatatuba, visando a elaboração de estratégias de divulgação e ensino.
Estudante de Geologia, trabalhando na relação entre a geodiversidade e o patrimônio geológico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no litoral norte de São Paulo.
Estudante de Geociências e Educação Ambiental. Licenciada em Ciências e bacharel em Comunicação Social. Pós-graduanda em Gestão e Perícia Ambiental. Desenvolve o projeto de Iniciação Científica intitulado “Levantamento de informações e parâmetros para proposta de Geoturismo como educação informal dentro do Campus Armando Salles de Oliveira (CUASO) da Universidade de São Paulo – USP”.
Estudante de Geologia, vem trabalhando com a confecção de mapas online com dados dos inventários e de geoturismo.
Graduando de Geologia, atuando na divulgação de conhecimento geocientífico através de mapas online e ferramentas interativas
Jornalista, estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Geociência e Educação Ambiental. Atualmente, é jornalista do GeoHereditas, produzindo conteúdos para o site e Facebook referentes às atividades e projetos desenvolvidos pelo Núcleo, além de temas importantes das geociências.