Equipe

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) é um grupo de pesquisa localizado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), composto por pesquisadores de diversas áreas científicas; como Geociências, Geografia, Biociências, Ciências Sociais e Turismo.

Acesse o site do Diretório de Pesquisa do CNPq ↗.

gloria

Graduada em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Geoquímica e Geotectônica. É professora da USP e coordenadora do NAP, atuando em pesquisas em geoconservação voltadas a políticas públicas sustentáveis e áreas protegidas.

Christine

Com graduação em Ciências da Terra, mestrado e doutorado em Geociências, possui experiência na área de Geoquímica Ambiental. É vice-coordenadora do NAP e atua no ensino, realização de projetos e ações voltadas à divulgação das geociências e da geodiversidade.

denise

Possui graduação em Geologia, mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professora associada do Instituto de Geociências da USP, com pesquisas na área de ensino de Geociências, geoconservação, formação de professores e Educação Ambiental.

Eliane

Desde 2004, atua como professora do Instituto de Geociências da USP. Realiza pesquisas em conservação do patrimônio histórico, intemperismo de monumentos e geoturismo urbano.

Gaston

Desde 2008 é Prof. do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Mineralogia e Petrologia, atuando principalmente com rochas alcalinas, modelamento geoquímico e geoquímica isotópica.

Anelli

Tem experiência na área de taxonomia e sistemática de invertebrados Paleozoicos (Brasil) e Cenozoicos (Antártica). É autor de diversos livros de divulgação científica sobre a pré-história brasileira. Há 18 anos coordena a Oficina de Réplcias do Instituto de Geociências (USP), que produz material didático para as áreas de geociências e biologia. Foi curador de diversas exposições na área de paleontologia.

Flavio Augusto de Souza Berchez

Desde 1988, atua como professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Realiza estudos e projetos voltados à área de educação ambiental, referentes ao efeito das Mudanças Climáticas Globais nos ecossistemas marinhos e costeiros.

lucelene

Professora Doutora no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em técnicas de microanálises por microssonda eletrônica e projetos de pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e migmatitos.

M

Professora da Universidade de São Paulo, com experiência na área de Geociências, especificamente em Geotectônica. Realiza estudos e coordena  pesquisas no Laboratório de Anisotropias Magnéticas e de Magnetismo de Rocha.

boggiani

Professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da USP. Atua na formação e treinamento de guias de turismo e condutores ambientais de unidades de conservação. Participa do processo de implantação do Geopark Bodoquena-Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

IMG_2330

Socióloga. Pós-Doutora em Educação (FE/USP); Ciência Ambiental (IEE/USP) e Ensino de Geociências (IG/Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp, com pesquisas e práticas na área de ensino de Geociências, formação de professores e educação para a sustentabilidade, aprendizagem social e políticas públicas.

wellignton

Professor da Universidade Federal do Ceará do curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Geologia.  Possui mestrado em Geociências pela USP e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas em geologia sedimentar, tectônica e geoconservação nas bacias de Araripe, Ubajara e Jaibaras.

Foto_Carlos

Especialista em geotecnologias. Responsável técnico do GeoHereditas por projetos que envolvem tecnologias geoespaciais, design gráfico e programação.

foto-laura

Graduada no Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Desde janeiro de 2020, é mestranda pelo Programa de Mineralogia e Petrologia do IGc, cujo título do projeto é “Avaliação da geodiversidade como base para estratégias de Geoconservação em áreas protegidas: estudo aplicado ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.

debora

Geógrafa (UNESP), Geocientista (USP) e pós-graduanda em Geologia. Trabalha com pesquisas em geodiversidade e serviços ecossistêmicos.

PAMELA

Graduada em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa em Geologia Ambiental. Tem interesse em Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geodiversidade e Geoparques.

Eliana

Geógrafa (Unifal-MG) e, atualmente, doutoranda em Geociências (USP). Trabalha com pesquisas em Geoconservação, metodologias participativas e patrimônio geomorfológico. 

Fabiola

Graduada em Turismo (2012), mestre em Análise Geoambiental (2015) e, atualmente, aluna de Doutorado em Geociências pelo Programa de Mineralogia e Petrologia da Universidade de São Paulo.

????????????????????????????????????

Graduada em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, em Geografia pela UniCesumar e Mestre em Geociências pela USP. Atualmente é doutoranda do programa de Mineralogia e Petrologia Ígnea do IGc-USP, desenvolvendo pesquisa sobre geodiversidade, patrimônio geológico e serviços ecossistêmicos na região da Bacia de Taubaté – SP.

Patricia Magon

Geóloga, doutoranda na área de mineralogia aplicada a materiais do patrimônio artístico e arqueológico.

D
Doutora na área de Mineralogia e Petrologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Mineralogia e Petrologia pela Universidade de São Paulo (2013), Graduada em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências (IGc-USP) (2011). Desenvolve pesquisas relacionadas às Ciências da Terra, Geociências, Mineralogia aplicada ao estudo da Herança Cultural.
 
 
Andrea

Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica USP, mestre em Administração de empresas pela FGV, mestranda em Geociencias – Mineralogia e Petrologia – pelo IGC-USP. Atualmente, trabalha em pesquisa sobre a percepção pública da Geodiversidade e Geociências e estratégias de Geocomunicação.

aranda_perfil

Mestre em Mineralogia e Petrologia pela Universidade de São Paulo (2020). Sua dissertação focou na ação da urina nas rochas graníticas das fachadas e monumentos históricos do município de São Paulo. Geóloga formada pelo Instituto de Geociências – IGc-USP (2006). Trabalha e desenvolve pesquisas em conservação de patrimônios históricos; e, gerenciamento de áreas contaminadas.

Karina Higa

Geóloga, graduada e mestre pela USP, com experiência e interesse em geoconservação e gerenciamento de áreas contaminadas.

vanessa

Geógrafa (Unicsul), Geocientista e Educadora Ambiental (USP), mestre em Geociências (USP) e doutoranda em Geociências (USP). Possui experiência em geoconservação, interpretação e conservação do patrimônio histórico.

Raquel_Romao3

Graduada em Geociências e Educação Ambiental e mestre em Geociências, na área de Mineralogia e Petrologia, pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na promoção de atividades voltadas ao ensino informal e também em pesquisas na área da Geoconservação e de divulgação das Geociências.

Ligia Ribeiro

Geóloga, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil  (CPRM) desde 2007 e doutora em geologia com experiência em mapeamento geológico.  Trabalha com pesquisas  em geoconservação, geodiversidade, geparques e patrimônio geológico.

Gustavo

Professor formado em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Atualmente é aluno de mestrado e desenvolve sua pesquisa sobre o uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo. Vêm desenvolvendo junto ao NAP atividades voltadas para geodiversidade, geoconservação e educação em geociências.

Karina

Geóloga e atualmente mestranda em Geociências, ambos pelo Instituto de Geociências da USP. Trabalha com pesquisas em patrimônio geológico e caracterização de geossítios, com ênfase no patrimônio geológico tectônico em São Sebastião.

Daise

Arquiteta e Urbanista e estudante de graduação em Geociências e Educação Ambiental. Pesquisadora em Patrimônio Edificado pelo grupo de pesquisa Arquivo, Memória e Cidade (Pós-Graduação no Mackenzie) e em Patrimônio Natural com enfoque para gerar produtos de divulgação e interpretação das geociências.

Barbara

Graduanda em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Durante a sua formação, já atuou em projetos e grupos relacionados à Sedimentologia e Geoquímica e Espeleologia. Atualmente, realiza iniciação científica junto ao Núcleo Geohereditas, analisando a percepção das geociências e da geodiversidade pelos habitantes e visitantes do município de Caraguatatuba, visando a elaboração de estratégias de divulgação e ensino.

Laiza Laureano

Estudante de Geologia, trabalhando na relação entre a geodiversidade e o patrimônio geológico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no litoral norte de São Paulo.

Deborah Bazo

Estudante de Geociências e Educação Ambiental. Licenciada em Ciências e bacharel em Comunicação Social. Pós-graduanda em Gestão e Perícia Ambiental. Desenvolve o projeto de Iniciação Científica intitulado “Levantamento de informações e parâmetros para proposta de Geoturismo como educação informal dentro do Campus Armando Salles de Oliveira (CUASO) da Universidade de São Paulo – USP”.

matheus foto
Estudante de Graduação em Geologia na USP.  Em setembro de 2019, iniciou Projeto de pesquisa no GeoHereditas voltado à confecções de mapas online direcionados ao ensino de geociências.
Michelle

Michelle de Sousa Nascimento

Estudante de Graduação em Geologia na USP.  Trabalha atualmente com divulgação no projeto temático Trans-Amazon Drilling Project: origin and evolution of the forests, climate, and hydrology of the South American tropics.
Camila Kinoshita

Camila Sayuri Kinoshita

Estudante de graduação do curso de Geologia da USP, está trabalhando atualmente com a construção de recursos digitais para divulgação científica de monumentos construídos com materiais geológicos.
Mika

Catarina Rodrigues Felisbino

Estudante do curso de Geologia da USP, atualmente está associada a um projeto de elaboração de modelos tridimensionais do patrimônio construído de São Paulo.
Gabrielle

Estudante de Geologia, vem trabalhando com a confecção de mapas online com dados dos inventários e de geoturismo.

Foto_Thiago_Cardoso_Florêncio

Thiago Cardoso Florêncio

Graduando de Geologia, atuando na divulgação de conhecimento geocientífico através de mapas online e ferramentas interativas

karol

Jornalista, estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Geociência e Educação Ambiental. Atualmente, é jornalista do GeoHereditas, produzindo conteúdos para o site e Facebook referentes às atividades e projetos desenvolvidos pelo Núcleo, além de temas importantes das geociências.