Evento debate importância de criação do Dia da Geodiversidade

“..a Geodiversidade é definida, segundo a Royal Society for Nature conservation, do Reino Unido, como a “variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos ativos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são suporte para a vida na terra” (BRILHA, 2005, p. 17)”.

Por que precisamos de um Dia Internacional da Geodiversidade? Esta questão foi debatida no projeto de lives do “Dialogando com o Geoparque Seridó” iniciado na última terça-feira, dia 11/05, e ministrado pelo Coordenador Científico do Geoparque Seridó, Prof. Marcos Nascimento (UFRN), que contou com a participação do pesquisador e professor José Brilha, da Universidade de Minho, de Portugal, e da coordenadora do GeoHereditas e da Associação Brasileira em Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), Maria da Glória Motta Garcia.

Durante a live, a geóloga Maria da Glória apresentou a missão da AGeoBR, fundada em 2013, e abordou os principais eventos já realizados de divulgação das geociências e valorização do Patrimônio Geológico, destacando o Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (SBPG), cuja estreia ocorreu, em 2011, no Rio de Janeiro. A coordenadora da Associação também destacou a programação de algumas datas importantes na área geológica, como a comemoração dos 10 anos do SBPG no segundo semestre deste ano e a realização do VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, em 2022, na cidade de São Paulo.

Apresentação da coordenadora do GeoHereditas e AGeoBR, Maria da Glória Motta Garcia.

Em sua apresentação, o geólogo e professor Catedrático da Universidade do Minho, de Portugal, José Brilha, que desenvolve trabalhos de pesquisa investigativa voltados à geodiversidade e geoconservação, relatou diversas razões para a necessidade de conhecimento das geociências e valorização da importância da geodiversidade para a qualidade de vida socioambiental desta e de futuras gerações.

“Só conseguimos viver nesse planeta usufruindo do que nele é oferecido; natureza viva e não viva. Temos que ter consciência que vivemos em um planeta finito, com recursos naturais limitados”, destacou Brilha ao abordar, por exemplo, a importância da mineração, existência de rochas para a produção de bens materiais, vestuário, moradias, além do investimento em energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.

Explanação do geólogo e pesquisador português, José Brilha.

A celebração do primeiro Dia Internacional da Geodiversidade está prevista para acontecer em 6 de outubro de 2022, após aprovação de proposta apresentada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Assista a palestra na íntegra, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=7EIE0yMdCrM.

Gostaríamos de saber sua opinião.x