Kit didático para ensino e difusão de Geociências

A areia é um fragmento inconsolidado que resulta de um processo de degradação das rochas em uma dada condição climática. Sua origem sedimentar e aglomeração estão interligados com os eventos da dinâmica externa do Planeta Terra. Por isso, é possível observar areia em ambientes naturais, como praias e rios.

Geralmente, as areias não são percebidas na natureza como um produto geológico. Muitas pessoas não sabem que cada grão de areia guarda uma história única, com características peculiares, no ciclo natural. Com o objetivo de apresentar origens, conceitos, meios de formação e propriedades de cada partícula, de uma forma didática e enriquecedora, a Professora Doutora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) e integrante do GeoHereditas, Christine Laure Marie Bourotte, criou um kit didático “da rocha ao grão” com amostras de diferentes rochas, minerais e sedimentos (no caso, as areias) de diversos lugares do Brasil, focando nas praias do litoral paulista.

A idealização do produto surgiu no Projeto de Pesquisa da Fapesp denominado “Estudo granulométrico, mineralógico e químico das areias como subsídio ao desenvolvimento de atividades de ensino e divulgação em geociências”, como um recurso de divulgação científica, conscientização ambiental e de educação em geociências, incentivando a produção de materiais didáticos dirigidos, que abordem produtos e processos característicos do movimento sistêmico da Terra, além da realização de oficinas práticas sensoriais.

Existem diversos métodos de análise e observação de amostras de areia, como peneiramento, microscopia eletrônica, entre outros, para a compreensão de suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Entretanto, ainda é comum, no sistema de ensino, a ausência de materiais didáticos específicos para estudo das geociências, impossibilitando a formação de uma cultura geológica desde a escola base.

Usos e metodologia

O kit tem formato de maleta e apresenta amostras de minerais importantes, que constituem as rochas, como: quartzo, feldspato, mica, turmalina, granada, magnetita. Também fazem parte, amostras de rochas, como granito, basalto arenito, mármore e gnaisse. Ao todo são 14 frascos, que incluem ainda porções de areias de praias do Estado de São Paulo e de outros lugares do país e do mundo. Como ferramentas para observação, há um imã, uma lupa de mão e dois pequenos pratos quadrados de plástico para estudo das análise das areias.

A coleção também fornece fichas com conteúdos teóricos, destacando o ciclo das rochas, processos e alterações que as mesmas passaram até se tornarem sedimentos descritivas das amostras – tipos, origens e características. Além de englobar, fichas de atividades, fotografias e CD com animações. O objetivo destes bilhetes é despertar o interesse do público em entender o funcionamento do planeta, e consequentemente, incentivar reflexões e questionamentos sobre a história de formação de grãos de areia.

Nas fichas de atividades propostas, são apresentados objetivos e roteiros a serem seguidos, de acordo com o tema. Entre os tópicos enumerados, fazem parte: a origem, propriedades e usos da areia.

O kit já foi apresentado em escolas do Ensino Fundamental e Médio e superou expectativas. O material pode ser utilizado de forma interdisciplinar, em aulas de ciências, geografia, incluindo atividades práticas dos cursos de Graduação em Geologia e de Geociências e Educação Ambiental. Atualmente, o kit também vem sendo utilizado na Exposição “Areias do Mundo” na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para análise de formas, tamanhos, cores, texturas, minerais presentes, entre outros dados, das amostras em exibição.

Para saber mais informações sobre o kit didático “da rocha ao grão”, leia um artigo neste link:   http://areias.igc.usp.br/wp-content/themes/level/downloads/kit_didatico.pdf.