Livro inédito reúne 50 geossítios do Patrimônio Geológico Paulista

Por Karolina von Sydow

Na noite da última quinta-feira, 11/11, a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) transmitiu, ao vivo, em seu canal do YouTube, o lançamento do livro “Patrimônio Geológico Paulista: uma viagem pelo tempo geológico em 50 geossítios”, de autoria da professora e coordenadora do GeoHereditas, Maria da Glória Motta Garcia, com o projeto gráfico desenvolvido pela estudante de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, Daisy Pinato.

A obra é resultado de uma parceria do NAP GeoHereditas, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP), a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), e contou com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Dentre os geossítios destacados no livro, foi apresentada a Pedra do Sino da praia de Ilhabela, no Litoral Norte, e o Parque Geológico do Varvito, localizado na Região Metropolitana do estado de São Paulo.

Pedra do Sino em Ilhabela
Varvito de Itu

O presidente da FEBRAGEO, Fábio Augusto Reis, recepcionou e parabenizou a pesquisadora, que também é coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), pela iniciativa e valorização da geologia, com ênfase do campo da geodiversidade aliada à geoconservação na sociedade. “Parabéns pelo grande trabalho que o grupo Geohereditas e a AGeoBR têm feito de divulgação da geodiversidade. O livro é muito bonito e abrange uma linha de pesquisa bem consolidada de apresentação dos principais geossítios do estado de São Paulo”, destacou.

Além da autora, o evento contou com a participação de representantes das associações parceiras da iniciativa; além do diretor do IGc, responsável pela gestão 2019-2023, Prof. Dr. Caetano Juliani; e da professora e pesquisadora do NAP, Eliane Aparecida Del Lama, uma das criadoras da linha de pesquisa em Geoconservação no IGc-USP.

O professor Caetano ressaltou a importância do material e seu compromisso de apresentar as geociências e conhecimentos acerca da geodiversidade para a sociedade. “Parabéns Glória pelo seu maravilhoso trabalho que mostra o que a universidade faz, tornando as pesquisas acessíveis ao público comum”, destacou ele que, no final do evento, ainda revelou que a “gestão pública e a interação com a sociedade são propostas essenciais para a preservação desses geossítios”.

A professora Eliane ressaltou a atuação pioneira da pesquisadora Maria da Glória no processo de pesquisa e desenvolvimento de estudos relacionados à divulgação científica do patrimônio geológico do estado de São Paulo e elogiou a proposta do livro. “Eu não tenho dúvida que essa viagem pelo patrimônio será inesquecível e poderemos revivê-la muitas vezes. Parabéns pela publicação e divulgação das geociências e da geoconservação”, destacou ela.

Em sua fala, a geóloga Maria da Glória compartilhou uma apresentação relatando a origem e as propostas da pesquisa inicial e explicou o processo de elaboração do livro, destacando seus respectivos capítulos e conteúdos abordados, como mapas dos geossítios levantados.

“Todos os geossítios estão padronizados com foto, localização, texto e uma curiosidade, informações diferentes que se possa falar. Os inventários foram feitos com base em metodologias utilizadas em Portugal e na Espanha. O professor Brilha foi o nosso principal consultor”, explicou ela.

Em relação à importância da obra e da categorização dos geossítios, a autora destacou que “a seleção de locais de interesse geológico de valor científico expressa um diagnóstico de potencialidades, revela as áreas mais ameaçadas e conta a história geológica da da região”. E ressaltou ainda que a listagem destas áreas é uma prática essencial para a conquista de subsídios ao fomento de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos geológicos.

Apresentação do mapa com a listagem de geossítios catalogados.

Maria da Glória também pontuou a importância da implementação da educação científica na grade curricular, desde cedo. “Sem ciência básica, não se tem divulgação. O conhecimento empodera e dá subsídio para as pessoas fazerem as escolhas mais certas. Por isso, é preciso valorizar a nossa ciência para servir de subsídio aos tomadores de decisões. É o futuro da geoconservação”, afirmou.

“Espero que o livro renda outros frutos e sirva de incentivo para que os outros estados elaborem materiais e inventários locais. Espero ainda que tudo isso possa contribuir para o projeto do inventário nacional e acho que esses geossítios são grandes candidatos para compor essa listagem”, concluiu a autora Maria da Glória Garcia.

O presidente da FEBRAGEO também agradeceu a cooperação e o apoio de todos os patrocinadores em prol da elaboração do livro: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Trilha Gold Capital, Tetra Tech Cofey Consultoria e Serviços, Nexa Resources, Aura Minerals – Apoena, MDGEO, DF Mais – Engenharia Geotécnica e Recursos Hídricos, Mineração Jundu, Maccaferri do Brasil, COMGAS, G Drones Comércio e Serviços de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Pro Concept Sistemas, Alta Resolução Geofísica e Geologia, GEO Ansata, Walm Engenharia, Mineração Bom Retiro e Mineração Caju.

Outras imagens que ganharam destaque na obra.

Gostaríamos de saber sua opinião.x