Conheça o Roteiro Virtual " As rochas que contruíram o Centro Velho de São Paulo"

Por Thalia Montoya e Lorenzzo Cassaro

Você já passeou pelo centro da cidade de São Paulo? Já frequentou ou visitou as suas ruas mais icônicas, monumentos e construções históricas além de suas tradicionais lojas e edifícios? Neste roteiro virtual desenvolvido pela equipe do GeoHereditas (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo), é possível ter contato com a história e a geologia do município e do Estado de São Paulo. Tal passeio geológico pela cidade é conhecido como Geoturismo Urbano. Ainda, a viagem virtual criada pela equipe também sugere roteiros geoturísticos alternativos em outros locais do município de São Paulo, assim em sua próxima viagem, não se esqueça de incluir esses novos pontos!

O projeto foi desenvolvido pelo aluno da Graduação em Geologia Lorenzzo Cassaro sob a orientação da Prof. Dra. Eliane Aparecida Del Lama. Nele, são apresentadas as 5 principais rochas que foram identificadas nas ruas do centro da cidade, dentre elas: Granito Itaquera, Granito Rosa Itupeva, Granito Cinza Mauá, Granito Preto Piracaia e o Arenito Itararé. Além do roteiro permitir que o público conheça tais rochas, sua distribuição pelo Estado de São Paulo também pode ser conferida em um mapa interativo.

Da esquerda para a direita, tem-se o Mármore Votuverava, Granito Itaquera e Granito Preto Piracaia, respectivamente, representando os exemplos de rochas presentes em monumentos icônicos do Centro Velho de São Paulo e que são apresentadas no roteiro virtual. Fotografias: primeira a esquerda por www.sunrisemusic.com e demais fotos por Lorenzzo Cassaro.

O Geoturismo Urbano vem se popularizando no Brasil. É uma forma de turismo em centros urbanos, que tem a missão de contar a própria história evolutiva das cidades, proporcionando a disseminação das geociências. Do ponto de vista geológico, constroem-se muitas edificações com materiais pétreos nacionais ou importados, cujo aspectos estéticos fazem com que as rochas se sobressaiam na paisagem, agregando grande interesse a esses materiais sob as mais diversas características. A geodiversidade do patrimônio pétreo torna o Centro Velho de São Paulo um museu de geologia a “céu aberto” e pode ser visitado por meio de um roteiro que une turismo e geologia. 

Está curioso e quer conhecer as rochas que modelam os principais monumentos icônicos do centro da maior metrópole do país? Acesse o roteiro virtual aqui e viaje na história geológica da arquitetura de São Paulo.