Serviços ecossistêmicos prestados pela geodiversidade

Parque Estadual da Serra do Mar - núcleo Caraguatatuba

-- Produtos educativos e de divulgação--

O objetivo deste projeto foi o desenvolvimento de uma proposta metodológica voltada à conservação e ao uso da geodiversidade no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar (área piloto), para sensibilizar a população quanto à importância das UCs na manutenção de bens e serviços providos pelos ecossistemas.

Um dos resultados do projeto foi a produção de recursos de divulgação das Geociências. Em áreas protegidas esse material possui alta relevância porque enfatiza a necessidade de manter a conservação da biodiversidade em conjunto com a geodiversidade.

logotipo
logo_pesm-crg

Passeio virtual

Este passeio virtual é uma forma interativa de visitar áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba e seus arredores, para conhecer os serviços ecossistêmicos prestados pela geodiversidade. E faremos isso observando as paisagens de Caraguatatuba em visão panorâmica, e aprendendo sobre os processos geológicos que elas nos revelam.

Manual de Geodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Este manual tem como objetivo fornecer noções básicas sobre os serviços ecossistêmicos fornecidos pela geodiversidade no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.
Os serviços ecossistêmicos são uma abordagem útil na conservação da natureza, com estreita relação com nosso legado para as futuras gerações.
As áreas protegidas, neste contexto, têm extrema relevância, a começar pela conservação da diversidade natural e consequente manutenção desses serviços e na promoção de atividades educativas e turísticas para a divulgação do tema.
Vamos conhecer um pouco sobre isso?

Guia Ilustrado de Geociências

Este guia ilustrado acompanha os roteiros da geodiversidade do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar. Ele foi concebido para explicar, de modo sucinto, alguns termos técnicos em geociências que foram utilizados ao longo da descrição dos pontos.
Ao final, encontram-se algumas referências que podem ser consultadas para se aprofundar nos temas abordados.
Boa leitura!

Trilha do Jequitibá

Roteiro da Geodiversidade

A Trilha do Jequitibá tem extensão total de 1,2 km e nível considerado fácil.
Neste roteiro, selecionamos 6 pontos interpretativos que mostram diferentes aspectos dos elementos e processos da geodiversidade da região.
Aproveite essa nova experiência para conhecer esse importante componente da diversidade natural e reconecte-se com a natureza!

Roteiro virtual

Acompanhe esse percurso virtual na  Trilha do Jequitibá, com vídeos, mapas interativos, modelos 3D, e imagens panorâmicas em 360°. Os 6 pontos interpretativos são apresentados em uma experiência imersiva que aborda diferentes aspectos dos elementos e processos da geodiversidade da região.

Trilha das Palmeiras

Roteiro da Geodiversidade

A Trilha das Palmeiras tem extensão total de 1 km e é voltada a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Neste roteiro, selecionamos 5 pontos interpretativos que mostram diferentes aspectos dos elementos e processos da geodiversidade da região.

Roteiro virtual

Acompanhe esse percurso virtual na Trilha das Palmeiras, com vídeos, mapas interativos, modelos 3D, e imagens panorâmicas em 360°. Os 5 pontos interpretativos são apresentados em uma experiência imersiva que aborda os diferentes aspectos dos elementos e processos da geodiversidade da região.