04 de Maio a 03 de Agosto de 2021
A proposta do Curso de difusão Práticas Socioeducativas para Geoconservação é trazer ao público interessado uma visão interdisciplinar sobre as questões ambientais, com foco na temática da Geoconservação e da Aprendizagem Social. Os temas propostos visam uma introdução à temática, bem como a possibilidade de refletir sobre a elaboração de estratégias para conservação do patrimônio natural e geológico, nas diferentes regiões do país.
O exercício da cidadania diz respeito à prática e à vigilância dos direitos e deveres do cidadão, já instituídos, e à criação de outros que se façam necessários. Sendo assim, o curso se propõe a colocar em evidência o trabalho de reelaboração do conhecimento, na vivência de processos de cidadania, considerando os conhecimentos importantes para a qualificação da vida da comunidade. O conhecimento das questões socioambientais e de conservação apresenta uma grande importância para o cotidiano dos cidadãos, pois abre possibilidades da sociedade analisa-los criticamente, tomar decisões e compreender as aplicações dos conhecimentos sobre a dinâmica natural na melhoria da qualidade de vida. Acreditamos que, à medida que se compreende a relação do ser humano com a natureza, é possível também perceber nossa real participação no mundo.
O curso tem por objetivo promover a formação de professores, pesquisadores e público em geral para o estudo do ambiente, da realidade socioambiental, da conservação, da geodiversidade e do patrimônio natural, por meio de diferentes atividades didático-pedagógicas que possibilitam compreender e refletir sobre os aspectos socioambientais locais.
Programa:
Material de apoio:
BENTO, Lilian Carla Moreira. Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. Soc. nat. (Online), Uberlândia , v. 21, n. 2, p. 227-229, Aug. 2009 . Disponível aqui.
REVERTE, F. C.; MUCIVUNA, V. C.; ARRUDA, K. E. C.; PROCHOROFF, R.; SANTOS, P. L. de A.; ROMÃO, R. M. M. Geoconservação em áreas protegidas: contribuição de cursos para monitores ambientais no litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019028, 2019. DOI: 10.20396/td.v1510.8652390. Disponível aqui.
Material de apoio:
MAMBLONA MARQUES ROMãO, Raquel. Métodos de inventário e avaliação quantitativa de locais de interesse geológico no Brasil: visão geral e aplicação ao município de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mineralogia Experimental e Aplicada) – Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.44.2018.tde-17072018-142750. Acesso em: 2021-05-04. Disponível aqui.
Romão, R. M. M., Garcia, M. G. M. Iniciativas de Inventário e Quantificação do Patrimônio Geológico no Brasil: Panorama Atual. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. IMPRESSO), 40:250-265, 2017. Disponível aqui.
Higa, K.K.; Mucivuna, V. C.; Garcia, M. G. M. Potential Educational Use Of Geomorphological Units And Landforms: An Approach From The Inventory Of The Geological Heritage Of The State Of São Paulo, Brazil. Revista Terrae Didática, v. 15, p. 1-4, 2019. Disponível aqui.
Oliveira, P.C.A. de; Rodrigues, S.C. 2014. Patrimônio Geomorfológico: conceitos e aplicações. Espaço Aberto, PPGG-UFRJ, 4(1):73-86. Disponível aqui.
Garcia, M. G. M; Ribeiro, L.M.A.L.; Bourotte, C.L.M. 2020. Conservação da geodiversidade e do patrimônio geológico – exemplo da Região Metropolitana de São Paulo. Disponível aqui.
Garcia; M. G. M., Brilha; J., Lima, F.F., Vargas, J.C., Pérez-Aguilar, A., Alves, A., Campanha, G.A.C, Duleba, W., Faleiros, F.M., Fernandes, L.A., Fierz, M.S.M., Garcia, M. J., Janasi, V. A., Martins,L., Raposo, M. I. B., Ricardi-Branco, F., Ross, J.L.S., Sallum, W.S., Souza, C.R.G., Bernardes-De-Oliveira, M.E.C., Brito Neves, B.B., Campos Neto, M.C., Christofoletti, S.R., Henrique-Pinto, R., Lobo, H.A.S., Machado, R., Passarelli, C.R., Perinotto, J.A.J., Ribeiro, R.R., Shimada, H. The Inventory of Geological Heritage of the State of São Paulo, Brazil: Methodological Basis, Results and Perspectives. Geoheritage, 10(2):239-258, 2018. Disponível aqui.
Material de apoio:
Moura, P., Garcia, M. G. M., Brilha, J. B., Amaral, W. S. Conservation of geosites as a tool to protect geoheritage: the inventory of Ceará Central Domain, Borborema Province – NE/Brazil. Anais da academia brasileira de ciências, 89:2625-2645, 2017. Disponível aqui.
Material de apoio:
Machado, Diego Ferreira Ramos, Del Lama, Eliane A. Geologia Eclesiástica no triângulo histórico paulistano: a diversidade geológica na divulgação das Geociências. Terrae Didatica. V. 11 N. 3 (2015): SET./DEZ. Disponível aqui.
Queiróz, D.S. ; Del Lama, E. A. ; Garcia, M. G. M. Proposta de Roteiro Geoturístico pelos Prédios Históricos do Centro de Santos – SP. Revista Terrae Didática, v. 15, p. 5-11, 2019. Disponível aqui.
Kuzmickas, L. e Del Lama, E. A. Roteiro geoturístico pelo cemitério da consolação, São Paulo. Revista Geociências. 2015. Disponível aqui.
Santos, V.M.N; Jacobi, P.R. Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade. Editora CRV, Curitiba. 2018.
Material de apoio:
Bacci, D.C.; Jacobi, P.R.; Santos, V.M.N. Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p.227-243, novembro 2013 ISSN 1982-5153. Disponível aqui.
Material de apoio:
Cañizares, A. D.; Bourotte, C. L. M.; Garcia, M. G. M. Exploratory Study of Perception of Geodiversity and Geosciences by the Population of São Paulo Metropolitan Region. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. impresso), v. 42, p. 375-386, 2019. Disponível aqui.
Material de apoio:
Santos, V. M. N., Soares, D. B. Educação em Geociências e Aprendizagem Social: contribuições a implantação de um geoparque. Revista Terrae Didática, 2017. Disponível aqui.
Material de apoio:
R.G.F.A Pereira, D.C. Rios, P.M.P Garcia. Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. Disponível aqui.
https://www.arcgis.com/apps/MapJournal/index.html?appid=8346197266e34ce2bf93639de3de4407
Áreas de atuação
Produção acadêmica
Divulgação científica