Erosão, Deslizamentos
Qualquer idade
Moderado
Gratuito
⬢ a. Monte um sistema simulando uma encosta de um morro com solo arenoargiloso não muito espesso, colocando uma camada de terra compactada em uma bandeja inclinada. Professor: teste antes para ajustar a inclinação da bandeja. Ela deve ter uma inclinação que permita o deslizamento da terra quando molhada, mas não quando a terra está originalmente seca.
⬢ b. Em seguida, utilize o borrifador contendo água para simular a ação das chuvas. Borrife por vários minutos e observe o que acontece.
⬢ c. Repita o procedimento em outra bandeja utilizando uma camada de terra mais espessa.
Ao simular a ação da chuva, o que aconteceu com a camada de terra nos dois experimentos? Explique.
R.: Em ambos houve deslizamento de terra, quando houve a saturação do solo em água o que provocou a perda de atrito das partículas entre si e com o fundo da vasilha, mas em tempos diferentes. Esta variação foi provocada devido às espessuras dos solos: solo do modelo 1 mais espesso demorou mais a deslizar e do modelo 2 menos espesso, deslizou mais rápido. No modelo 2, menos espesso, o ponto de saturação foi atingido primeiro e consequentemente menos água foi utilizada, acontecendo o inverso como o modelo 1, mais espesso.
Solo é o resultado da alteração intempérica das rochas ao longo do tempo, esse tempo pode variar entre 200 a 50.000 anos. Diversos fatores climáticos e ambientais geram diversos tipos de rochas que geram as mais variadas composições de solo, e que possuem diferentes finalidades, entre elas para a produção de alimentos.
Áreas de atuação
Produção acadêmica
Divulgação científica