Uma pintura afresco é feita em argamassa úmida com pigmentos moídos apenas em água. A técnica do afresco baseia-se na propriedade da cal e o processo de carbonatação, juntamente com a areia, a água e os pigmentos para formar uma estrutura estável e impermeável, que são as características marcantes do buon fresco. A pintura fixa-se ao suporte por coesão, integrando-se à argamassa após secagem.
Em geral, os afrescos são muito estudados do ponto de vista arquitetônico e artístico, mas a caracterização material que constitui os afrescos e o seu suporte é, regra geral, descurada nesses estudos.
O pintor Fulvio Pennacchi teve uma grande importância para a história da arte em São Paulo. Nasceu na Toscana, Itália, em 1905, e morreu em São Paulo, em 1992. Na segunda metade da década de 30, o artista teve papel de destaque no Grupo Santa Helena.
A técnica de pintura em afresco não fez parte de sua formação, mas desenvolveu-a de maneira própria após algumas experiências, inaugurando em São Paulo a pintura mural nessa técnica.
Trabalhos já executados por pesquisadores do Geohereditas apontam que a técnica de pintura afresco de Pennacchi consistia na utilização de uma única argamassa, sendo esta uma argamassa geral com aglomerante e agregados finos e médios. O efeito de diferentes texturas nos afrescos é decorrente da adição de gesso à argamassa de cal e areia, sendo que este processo pode encobrir completamente a texturização da argamassa subjacente ou formar uma camada de textura fina.
Os afrescos de Pennacchi analisados foram aqueles existentes na capela do Hospital das Clínicas (Anunciação de Nossa Senhora e Ceia de Emaús) e o afresco Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista, este destruído em um incêndio em 2009.
Magon P.M., Del Lama E.A. 2019. Material characterization, stratigraphy, textures, and painting techniques of the mural painting: The Allegory of the Industrial Development of São Paulo by Fulvio Pennacchi. Studies in Conservation, 64(7):387-396. (DOI 10.1080/00393630.2018.1564502).
Confira o vídeo Tour: pinturas murais de Fulvio Pennacchi.
Áreas de atuação
Produção acadêmica
Divulgação científica