BOGICCA

Jogo para ensino sobre a formação dos solos e educação ambiental

por Fernanda Coyado Reverte

Assunto

Formação de solos

Idade recomendada

Qualquer idade

Tempo de montagem

30 minutos

Dificuldade

Fácil

Custo

Gratuito

BOGICCA® é um jogo que tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes acerca da formação dos solos.

De um modo dinâmico e educativo, BOGICCA® incentiva a preservação da natureza através do desenvolvimento da responsabilidade ambiental dos jogadores.
É indicado a todas as faixas etárias, em especial ao público escolar. Para crianças, recomenda-se o uso a partir dos 7 (sete) anos de idade.

BOGICCA® é o nome da minhoca-mascote do jogo.

bogicca_praiageociencias2

Concluir o ciclo de formação do solo a partir de seus agentes formadores (Rocha, Clima, Relevo, Animais, Plantas e Tempo), presentes em cada uma das trilhas.

O vencedor será o primeiro que chegar à casa da BOGICCA® representada pelo triângulo central do tabuleiro. Mas para isso, os participantes deverão testar
seus conhecimentos acerca dos processos formadores do solo, meio ambiente e sustentabilidade, passando por alguns obstáculos que surgirão no decorrer da partida.

O jogo apresenta 3 (três) trilhas que correspondem aos tipos de rocha existentes no planeta: Ígneas, metamórficas e sedimentares. É necessário no mínimo 2 (dois) jogadores por partida, sendo 3 (três) o número máximo de participantes por rodada.

1º passo: Todos os participantes devem jogar o dado e verificar o número obtido, independentemente da cor. Em ordem decrescente da pontuação, cada
jogador deve escolher sua minhoca-pino, posicioná-la na rocha que determina o
início da trilha escolhida e lançar novamente o dado.

2º passo: Caso a cor do número obtido no lançamento do dado seja azul, o participante deverá avançar a quantidade de casas indicada pelo dado; caso contrário, deverá recuar quantas casas o dado indicar, exceto se estiver no início da trilha, quando deverá aguardar até obter um número de cor azul.

3º passo: O jogador deverá seguir a recomendação indicada em cada casa da trilha quando se tratar de (azul, lilás ou laranja) ou .

4º passo: As setas indicam a direção que deve ser seguida no tabuleiro.

1. Ao cair na casa “Sorte ou Revés” , o jogador deverá retirar uma carta, mostrá-la e a ler em voz alta aos demais. Após cumprir o indicado pela carta, deverá colocá-la novamente no monte e o embaralhar.
2. Caso a carta retirada indique “Você está Atolado”, o jogador deverá posicionar sua minhoca-pino na área “Você está Atolado”. O participante somente poderá retornar ao jogo na rodada seguinte e, para isso, deverá responder corretamente à pergunta da carta “Atolado” que escolher, nível fácil ou difícil, reiniciando sua trilha. O jogador anterior é o responsável pela leitura da carta e verificação da resposta.
3. Ao cair em casas marcadas com um X (que podem ser azul, lilás ou laranja), o participante deverá retornar à primeira casa da trilha de mesma cor. Por exemplo, se o jogador cair em uma casa X com azul, ele deverá posicionar sua minhoca-pino no início da trilha azul (rocha metamórfica). O participante que se encontrava nesta trilha, deverá reiniciar seu jogo na trilha que o adversário se encontrava. Dois jogadores não podem ocupar a mesma trilha.
4. O jogo só termina quando da chegada à casa da BOGICCA® e se dá com o número exato do dado. Por exemplo, se o jogador estiver na penúltima casa, lançar o dado e obtiver cinco, ele avançará uma casa e retornará quatro. Ele só ganharia se tivesse obtido “dois”.

Início: casas por onde os jogadores devem iniciar o jogo. Cada início corresponde um tipo de rocha.

Casas numeradas: Posição da casa no tabuleiro.

“Sorte ou Revés” ( ? ): Casas em que o jogador deve retirar uma carta, a ler e cumprir o indicado por ela.

“Você está Atolado”: Casa onde o jogador deverá permanecer até que responda corretamente à pergunta sobre o solo descrita na carta “Atolado”.

“Clima”, “Relevo”, “Animais”, “Plantas” e “Tempo”: Casas ilustrativas, que mostram agentes formadores do solo.

“X”: Casas onde se iniciam os processos de formação de rochas, devendo o jogador cumprir a regra de posicionar sua minhoca-pino no início da trilha correspondente à sua rocha.

Solo: indica o fim do jogo. É a casa da BOGICCA®.

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x
()
x