Conheça o Mapa Geoturístico do Litoral Norte do Estado de São Paulo

Por Thalia Montoya

Você já visitou ou admirou paisagens na natureza? Tem curiosidade de saber suas histórias, bem como os processos pelos quais passaram para se tornarem o que são hoje? Sabe qual a relação destes locais com a história e a cultura do local? Ou ainda sabe de onde vieram as pedras que formam monumentos e edifícios?

Nesse projeto desenvolvido pelo GeoHereditas (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo), sediado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, é possível viajar virtualmente acessando diversos pontos do litoral norte paulista. Pode-se conhecer suas histórias geológicas, contemplar belas e inesquecíveis paisagens e entender como as rochas podem ser utilizadas em diversas construções.

Vários trabalhos científicos foram acessados para desenvolver o projeto – acesse-os aqui. Além disso, o GeoHereditas também propõe ao público que sugiram pontos de interesse que possam ser incluídos no projeto, acessando um formulário de sugestões – aqui.

Mapa Geoturístico e atrativos identificados nos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba. Como exemplo, acessou-se um ponto em Ilhabela, com destaque à esquerda.

O mapa geoturístico abrange os municípios de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba. De forma interativa, é possível acessar pontos carregados de informações e curiosidades. Além dos atrativos geológicos, é possível ver os mirantes disponíveis, painéis interpretativos, patrimônios construídos e culturais e as principais rotas turísticas e infraestrutura local, todos distribuídos nos municípios abordados.

Por fim, é importante ressaltar que o geoturismo visa estender à sociedade o turismo a partir do viés geológico de uma região. A geoconservação e geodiversidade também são termos ligados ao geoturismo e a sua importância é potencializada para a educação e o conhecimento do meio ambiente. Ela trata da conservação de elementos geológicos e naturais, dada a sua importância para a humanidade.

Está curioso em conhecer o mapa? O GeoHereditas convida você a acessá-lo e a viajar virtualmente pelo litoral. Para isso clique aqui  e… não se esqueça de incluir esses novos pontos em seus próximos roteiros de viagens!