X International ProGEO Symposium

Por Karolina von Sydow

A discussão de temas sobre geconservação de patrimônios geológicos, cenários atuais, perspectivas e desafios contemporâneos vem sendo destaque em eventos do âmbito nacional e internacional, devido à emergência da crise ambiental e busca pelo desenvolvimento sociosustentável. Um dos eventos mais importantes neste quesito é o Simpósio Internacional organizado pelo ProGEO, cuja sigla significa “International Association for the Conservation of Geological Heritage” (Associação Internacional para a Conservação do Patrimônio Geológico).

Neste ano foi realizada, no formato virtual, a 10ª edição do evento, entre os dias 7 e 10 de junho, cujo tema em pauta foi “Patrimônio Geológico e Conservação: Construindo Conexões para Geoconservação Global”, que contou com a participação de pesquisadores de diversos países, incluindo os colaboradores do NAP GeoHereditas, que compartilharam seus estudos e trabalhos voltados à área de geoconservação.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão Internacional para o Patrimônio Geológico, nomeado pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), Asier Hilario, que também é diretor do Geoparque da Costa Basca, localizado na Espanha, apresentou uma Conferência intitulada “Patrimônio Geológico e Geoparques Globais da UNESCO: memória da Terra, futuro para as pessoas”.                

Naquele momento, o geólogo compartilhou uma música do cantor Bob Dylan, “The Times They Are A-Changing”, com o objetivo de propor uma reflexão sobre a acelerada transformação do mundo, memória e a complexidade do Sistema Terra e o fato do ser humano estar perdendo cada vez mais sua conexão com a sua origem e o sentimento de pertencimento ao planeta Terra.

Em relação à importância da conservação do patrimônio natural, destacaram-se; as discussões sobre o dinamismo e a transformação de paisagens geomorfológicas; a correlação entre a história da vida, registros geológicos guardados nas rochas e evolução da Terra; apresentação das sete maravilhas naturais do mundo, como o Monte Everest (Nepal), Grand Canyon (EUA) e Cataratas de Victoria (Zimbábue).

Também houve o oferecimento de um curso intensivo sobre geoconservação, ministrado pelo geólogo Enrique Díaz Martínez, do Serviço Geológico da Espanha, uma discussão sobre os 5 GEOs, que surgiram nas últimas três décadas: Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques, entre outros tópicos.

O evento também destacou que, em novembro deste ano, durante Conferência Internacional do Patrimônio Geológico, o IUGS vai selecionar os primeiros 100 geossítios locais e explicou os critérios que serão utilizados para avaliação e triagem das áreas. 

O ProGEO surgiu, no início da década de 90, na Europa, como uma Organização Não Governamental (ONG), expandindo-se, em 2021, como uma Associação Internacional de incentivo a debates e pesquisas geocientíficas, principalmente no fomento à seleção de geossítios, com valores excepcionais intrínsecos, para conservação. Além de estimular produções acadêmicas, como publicações na revista GeoHeritage.

Saiba mais sobre a atuação do ProGEO, acessando: http://www.progeo.ngo/. Confira também a programação do 10º Simpósio do ProGEO no link: http://www.igme.es/patrimonio/XProGEO2021/program.html .

0
Gostaríamos de saber sua opinião.x