Notícias

Nesta página, você terá acesso a todo histórico de conteúdos produzidos pela equipe de Comunicação do GeoHereditas, incluindo notícias, coberturas de eventos e reportagens, que envolvem pesquisas e ações do Núcleo voltadas às áreas da geodiversidade, da geoconservação, do geoturismo e da educação ambiental.

Novembro 2023

Uma perfuração de subsolo na Amazônia para fins científicos está acontecendo desde junho no município de Rodrigues Alves, no Acre. Os integrantes do Projeto de Perfuração Transamazônica, composto sobretudo por pesquisadores da Universidade de São Paulo, pretendem alcançar 2000 metros de profundidade em rochas e sedimentos para coletar testemunhos, que são amostras cilíndricas geológicas, da era Cenozoica. O período abrange os últimos 66 milhões de anos. A equipe perfurou até agora cerca de 900 metros coletando os testemunhos.

Setembro 2023

Pesquisadores do Trans-Amazon Drilling Project levam ciência para estudantes da rede pública, compartilhando informações sobre o projeto de pesquisa que desvenda o passado da Amazônia e sua importância para o presente e o futuro

Agosto 2023

Membros do Trans-Amazon Drilling Project promovem evento educativo para estudantes da rede pública, compartilhando informações sobre o projeto de pesquisa que desvenda o passado da Amazônia e sua importância para o presente e o futuro. A atividade destacou fósseis e a conexão entre ciência e preservação do bioma amazônico.

Julho 2023

Pesquisadores do Trans-Amazon Drilling Project (Projeto de Perfuração Transamazônica, na sigla em inglês TADP) participaram da IV Conferência Internacional sobre Perfuração Científica Continental em Potsdam, na Alemanha. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de julho e foi organizado pelo ICDP (International Continental Scientific Drilling Program), consórcio composto por vários países que financiam projetos de pesquisa que necessitam de perfurações.

Junho 2023

Depois de dez anos de planejamento e uma pandemia, iniciou nesta sexta-feira (16), por volta das 15 horas, a primeira perfuração de solo no município de Rodrigues Alves, no Acre, do mais amplo programa de pesquisa científica já estruturado para estudar a origem e a evolução da Amazônia afim de entender o funcionamento do planeta Terra e os impactos das mudanças climáticas.

Abril 2023

Conheça os geossítios abertos para a visitação do Geoparque Seridó, Rio Grande do Norte, por meio da publicação digital contemplada pelo Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte, edição de Valentina Tong.

Confira os produtos educativos e de divulgaçāo do Parque Estadual da Serra do Mar – núcleo Caraguatatuba, pois enfatiza importância das UCs na manutenção de bens e serviços providos pelos ecossistemas.

Março 2023

O grupo de estudos do Núcleo GeoHereditas, inicia o ano com a apresentação do coordenador  professor Dr. Raimundo Humberto Cavalcante Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordando um pouco sobre o projeto que vendo sendo realizado desde 2022 no Parque Nacional de Anavilhanas no Amazonas.
 

Março 2022

A pesquisadora Maria Garcia recomenda cinco leituras que mostram como além dos seres vivos, os elementos não-vivos também devem ser considerados como patrimônio ambiental.
 

Janeiro 2022

Estas Diretrizes destinam-se a ajudar a melhorar a conservação e gestão do patrimônio geológico e da geodiversidade em áreas protegidas e a promover o reconhecimento das inter-relações e interações com aspectos e processos biológicos. Não se trata de um livro sobre práticas de gestão de geoconservação, mas antes uma apresentação dos antecedentes, contexto e princípios essenciais. Os exemplos de boas práticas de todo o mundo oferecem aos leitores uma confiança renovada no tratamento do patrimônio geológico e na relação da geoconservação com a conservação da biodiversidade.

Novembro 2021

Na noite da última quinta-feira, 11/11, a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) transmitiu, ao vivo, em seu canal do YouTube, o lançamento do livro “Patrimônio Geológico Paulista: uma viagem pelo tempo geológico em 50 geossítios”, de autoria da professora e coordenadora do GeoHereditas, Maria da Glória Motta Garcia, com o projeto gráfico desenvolvido pela estudante de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, Daisy Pinato.

Agosto 2021

O projeto foi desenvolvido pelo aluno da Graduação em Geologia Lorenzzo Cassaro sob a orientação da Prof. Dra. Eliane Aparecida Del Lama. Nele, são apresentadas as 5 principais rochas que foram identificadas nas ruas do centro da cidade, dentre elas: Granito Itaquera, Granito Rosa Itupeva, Granito Cinza Mauá, Granito Preto Piracaia e o Arenito Itararé. Além do roteiro permitir que o público conheça tais rochas, sua distribuição pelo Estado de São Paulo também pode ser conferida em um mapa interativo.

Com o objetivo de compartilhar pesquisas e estudos de elementos e geossítios representativos, além de esclarecer conceitos, legislação específica e debater medidas para uso e controle do patrimônio geológico cárstico nacional, entre outros temas, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio do projeto Inventário do Patrimônio Geológico do Brasil, organizou o Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico, no formato digital, com transmissão exclusiva do site oficial do evento, entre os dias 16 e 20 de agosto…

Você já visitou ou admirou paisagens na natureza? Tem curiosidade de saber suas histórias, bem como os processos pelos quais passaram para se tornarem o que são hoje? Sabe qual a relação destes locais com a história e a cultura do local? Ou ainda sabe de onde vieram as pedras que formam monumentos e edifícios? Nesse projeto desenvolvido pelo GeoHereditas, é possível viajar virtualmente acessando diversos pontos do litoral norte paulista…

Junho 2021

A conquista do desenvolvimento sustentável para esta e futuras gerações é o principal desafio contemporâneo. Nesse sentido, entre os dias 28 e 30 de junho deste ano, foi realizado o 50º Congresso Brasileiro de Geologia (50º CBG) no formato virtual, devido à pandemia de Coronavírus. Desta vez, o tema do evento foi “Geologia e Sociedade: Construindo pontes para um planeta sustentável”. O objetivo do Congresso, promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Geologia, foi compartilhar estudos e resultados alcançados na área geológica recentemente com o propósito de divulga-los à sociedade…

A discussão de temas sobre geconservação de patrimônios geológicos, cenários atuais, perspectivas e desafios contemporâneos vem sendo destaque em eventos do âmbito nacional e internacional, devido à emergência da crise ambiental e busca pelo desenvolvimento sociosustentável. Um dos eventos mais importantes neste quesito é o Simpósio Internacional organizado pelo ProGEO, cuja sigla significa “International Association for the Conservation of Geological Heritage” (Associação Internacional para a Conservação do Patrimônio Geológico)…

A geoconservação tem um papel fundamental para o uso sustentável da geodiversidade e do patrimônio geológico. Com base nesse pressuposto, a pesquisadora e coordenadora do GeoHereditas, Maria da Glória Garcia, apresentou palestra, na última quinta-feira, 03/06, durante a segunda Semana Nacional de Integração Geológica Online (II SENIGEO), sobre a importância do incentivo a políticas públicas voltadas à conservação de recursos abióticos, que em conjunto com a biodiversidade, possibilitam a vida na Terra…

Toda rocha guarda uma memória geológica, por isso é possível compreender a história da Terra a partir de registros de eventos que ocorreram há bilhões de anos. Neste processo, a partir de estudos dirigidos, alguns locais, que guardam um legado de geodiversidade com aspectos únicos, podem ser considerados patrimônio geológico. Entretanto, quais seriam as técnicas utilizadas para a definição de áreas com potenciais de geopatrimônio?..

Maio 2021

“..a Geodiversidade é definida, segundo a Royal Society for Nature conservation, do Reino Unido, como a “variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos ativos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são suporte para a vida na terra” (BRILHA, 2005, p. 17)”. Por que precisamos de um Dia Internacional da Geodiversidade? Esta questão foi debatida no projeto de lives do “Dialogando com o Geoparque Seridó” iniciado na última terça-feira, dia 11/05,,,

A proposta do Curso de difusão Práticas Socioeducativas para Geoconservação é trazer ao público interessado uma visão interdisciplinar sobre as questões ambientais, com foco na temática da Geoconservação e da Aprendizagem Social. Os temas propostos visam uma introdução à temática, bem como a possibilidade de refletir sobre a elaboração de estratégias para conservação do patrimônio natural e geológico, nas diferentes regiões do país…

Abril 2021

Qual a importância da popularização das geociências e proteção da geodiversidade? Estas e outras questões foram debatidas na primeira edição do GeoDia no Brasil, realizada no dia 24/04, pela Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e a FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)….

No próximo sábado, 24/04, o GeoHereditas vai promover uma visita virtual no Centro Velho de São Paulo durante a programação do GEODIA. O evento nacional é promovido pelas entidades AGeoBR (Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro), SBG (Sociedade Brasileira de Geologia), Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos) e CPRM (Serviço Geológico do Brasil)…

No dia 24 de abril, será realizada a primeira edição do Geodia nacional, envolvendo debates e várias atividades simultâneas, com o objetivo de comemora o Dia da Terra (22 de abril) e difundir conhecimentos em geociências para a sociedade. A iniciativa é da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)…

Março 2021

Qual é o papel da geoconservação para a resolução de problemas que envolvem diversidade, equidade e inclusão, temas tão urgentes na nossa sociedade? O Workshop GeoHereditas debateu estas temáticas em sua sexta edição, entre os dias 24 e 26 de março, em ambiente virtual e interativo…

Fevereiro 2021

Na manhã do dia 11 de fevereiro, o NAP GeoHereditas realizou uma reunião com a comunidade, pesquisadores e gestores ligados ao município de Caraguatatuba  para apresentar as iniciativas do grupo voltadas à geoconservação, popularização das geociências e educação ambiental em unidades de conservação (UCs) do litoral norte do estado de São Paulo. Entre os presentes, além da equipe do NAP, participaram representantes do setor  de comunicação da Concessionária Tamoios e representantes da Secretaria de Educação e do Instituto Federal de Caraguá, entre outros…

Dentre as ações de popularização das Geociências, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) oferece curso para monitores ambientais em unidades de conservação do estado de São Paulo. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), órgão criado, em 2010, para fiscalizar a administração de UCs estabelecidas no Brasil, as unidades de conservação são descritas como espaços territoriais com características naturais significativas, instituídas legalmente pelo Poder Público com o intuito de promover a conservação de recursos ambientais, incentivando ações estratégicas, como planos de manejo, segundo normais específicas de proteção…

Dezembro 2020

Você imagina como a vida surgiu e o nosso planeta se formou? Além disso, já parou para pensar que a proteção da diversidade natural é essencial para a garantia da nossa existência? Então, no início de dezembro, os Núcleos de apoio à pesquisa da Universidade de São Paulo (USP); GeoHereditas, Astrolab e Geoanalítica promoveram o evento “Coevolução Terra-Vida: uma contribuição do patrimônio natural brasileiro” com o objetivo de debater um grande desafio da ciência contemporânea que é buscar a melhor compreensão, valorização e conservação da diversidade natural do nosso planeta…

Novembro 2020

No dia 23/11, foi publicado o novo “Guidelines for geoconservation in protected and conserved areas”, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). A publicação atualizada tem a missão de ditar as diretrizes para a inserção da geodiversidade e do patrimônio geológico no mundo inteiro. O material é um marco inédito na área de pesquisa em geoconservação. Acesse no link para download: https://portals.iucn.org/library/node/49132..

Outubro 2020

Entre os dias 24 e 26 de março de 2021, o NAP GeoHereditas, em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Geociências da USP, realizará o VI Workshop GeoHereditas: Geoconservação no contexto socioambiental – respeitar a diversidade, ampliar a equidade e promover a inclusão

O GeoHereditas vem investindo muito na produção de geotours virtuais em áreas do estado de São Paulo com relevância científica, turística e educativa. O objetivo é proporcionar ao público conhecimento geológico e despertar seu interesse por questões importantes das geociências…

O incentivo à estratégias de conservação e uso sustentável do patrimônio geológico são ações essenciais para a manutenção da história geológica de um local. Com o objetivo de fomentar estas práticas e preservar a memória científica do estado de São Paulo…

Julho 2020

“A geodiversidade é um tema não muito estudado em áreas de conservação, por isso estamos felizes com a aprovação deste projeto da Fapesp, validado em 2019, que não foca apenas na manutenção da biodiversidade”…

Junho 2020

Idealizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) , o portal IGc Em Casa é um programa que reúne em um único canal um catálogo de materiais e conteúdos diversos voltados…

A comissão organizadora do VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico anuncia o ganhador da melhor proposta de logo para compor a identidade visual do evento, que seria realizado em outubro de 2021, em São Paulo, mas devido aos efeitos da…

Maio 2020

No próximo dia 3 de junho, a Fundação Florestal convida a todos para participarem de Live que apresentará a Trilha do Itaguaré: Relíquias do Passado: Uma proposta de Geoturismo em Áreas Protegidas”. De acordo com o Portal de Infraestrutura…

Fevereiro 2020

No último sábado, 29/02, crianças entre 9 e 14 anos foram as protagonistas de nova edição do Geociências em Foco em atividade dinâmica e cheia de adrenalina promovida pelo Museu de Geociências, em parceria com o GeoHereditas, intitulada: Desbravando…

No final de fevereiro, a pesquisadora e mestre em Geociências, Fernanda Coyado Reverte, defendeu a Tese de Doutorado “Avaliação dos impactos à geodiversidade e ao patrimônio geológico em áreas intensamente urbanizadas: estudo aplicado à Bacia de Taubaté – SP” pelo…

O GeoHereditas vem produzindo passeios geoturísticos virtuais com o intuito de difundir conteúdos geocientíficos, de forma dinâmica e interativa, atendendo interesses diversificados do público em geral. Já foram produzidos materiais interpretativos abrangendo importantes geossítios do litoral norte de São Paulo…

O Geociências em Foco é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Geociências da USP, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), em parceria com o Museu de Geociências e…

Janeiro 2020

Anualmente, o Instituto de Geociências da USP promove diferentes cursos presenciais de difusão para estudantes e público em geral. Entre as iniciativas, há o curso Minerais e Rochas para não geólogos, cuja metodologia se propõe a esclarecer conceitos geológicos com…

Já imaginou se sentir nos Lençóis Maranhenses ou mesmo em uma praia mais longe ainda, no Havaí, sem precisar se transportar geograficamente? Estes locais apresentam uma geodiversidade peculiar e, ao mesmo tempo, possuem um elemento em comum que atrai olhares…

O Brasil apresenta uma rica geodiversidade e muitos elementos destas paisagens possuem importância científica, histórica e cultural. As cavernas, por exemplo, constituem testemunhos geológicos subterrâneos e são formadas, através de um processo de dissolução de rochas, ao longo de milhões…

No dia 11 de janeiro, o GeoHereditas iniciou programação de atividades do “Geociências em Foco” de 2020 com apresentação e descrição do conjunto de rochas ornamentais, que compõem as principais igrejas do centro velho da cidade de São Paulo…

Dezembro 2019

Na última terça-feira, 17 de dezembro, a pesquisadora Karina Kawai Higa defendeu a dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), intitulada: “Geoconservação no estado de São Paulo…

Você já imaginou fazer um geotour cemiterial e descobrir ricos registros geológicos nos principais jazigos e túmulos existentes, onde descansam em paz personagens renomados da história paulistana, como o arquiteto Ramos de Azevedo, responsável pela construção da cidade?

Dando continuidade ao investimento de plataformas digitais que facilitem a difusão das geociências e acesso a conhecimentos geológicos, o GeoHereditas anuncia a criação de uma nova ferramenta virtual interativa que possibilita um passeio geoturístico ao longo dos principais monumentos históricos…

Novembro 2019

No último sábado de novembro, dia 30, alunos de Pós-Graduação do Instituto de Geociências (IGc-USP) realizaram o Sábado Geológico com o objetivo de divulgar pesquisas em geociências para a sociedade. 

No final de novembro, 23/11, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) desceu a Serra e realizou nova atividade do Geociências em Foco na cidade de Santos. Desta vez, a proposta do GeoHereditas foi apresentar…

Outubro 2019

No dia 26 de outubro, as pesquisadoras do GeoHereditas Debora Queiroz e Vanessa Mucivuna estiveram à frente da nova edição do Geociências em Foco, que apresentou o tema “Geodiversidade e geoturismo em áreas naturais”, no Instituto de Geociências da Universidade…

Entre os dias 14 e 18 de outubro, professores e pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) da Universidade de São Paulo (USP) estiveram presentes no V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico no Geopark Araripe…

Setembro 2019

Você já imaginou fazer um tour 360º por locais de importância geológica do litoral norte de São Paulo? O GeoHereditas criou uma plataforma dinâmica, leve e interativa que possibilita um passeio virtual em 3D na região. Nesta ferramenta, você também…

Fruto de um convite da gestora do Núcleo Padre Dória (NPDOR) do Parque Estadual da Serra do Mar, Ana Lúcia Wuo, no dia 12/09, o GeoHereditas participou do curso de capacitação de monitores que está sendo promovido pela Fundação Florestal…

Agosto 2019

No último sábado, 24/8, o GeoHereditas realizou atividade de geoturismo no Parque Estadual do Jaraguá, que abriga um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira.

A origem e evolução da vida são incógnitas que a ciência vem investigando ao longo do tempo. São várias hipóteses e teorias que buscam esclarecer evidências sobre a nossa existência.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza e tem a curiosidade de conhecer um lugar com uma rica geodiversidade, não pode perder a próxima atividade do “Geociências em Foco”, o geotour no Pico do Jaraguá…

Julho 2019

Há poucas iniciativas de difusão da história da cidade de São Paulo associada a informações sobre a geologia local, ou seja, referentes aos materiais pétreos utilizados na constituição de monumentos e edificações que marcaram a origem e trajetória de expansão…

No próximo dia 13 de julho, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo da USP (GeoHereditas) iniciará atividade socioeducativa que possibilitará o conhecimento e popularização das geociências, principalmente sobre os temas geodiversidade, geoconservação e patrimônio geológico…

Junho 2019

Muitas pessoas caminham diariamente pelo centro antigo de São Paulo e têm acesso facilmente a informações históricas e culturais dos principais monumentos e edifícios presentes na região, mas não têm conhecimento sobre os conceitos e importância dos materiais rochosos utilizados nas suas construções.

Um dos locais mais ricos em patrimônios históricos do país, o centro de Santos, cidade do litoral do estado de São Paulo, abrange construções e monumentos que caracterizam importantes períodos ocorridos no Brasil, como o início da colonização e o…

Maio 2019

Durante o ProGeo, representantes do GeoHereditas apresentaram no auditório e em sessões temáticas alguns projetos importantes que contribuem para o debate dos assuntos geoconservação e geodiversidade.

Antes da abertura oficial do ProGeo 2019, a professora Maria da Glória Garcia e demais pesquisadores do GeoHereditas participaram de um minicurso sobre geoparques, ministrado pelo geólogo e professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte…

Entre os dias 14 e 17 de maio, o Centro de Difusão Internacional da Universidade do Estado de São Paulo (CDI/USP) sediou o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (ProGeo), organizado pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), com o objetivo…

Abril 2019

O solo é formado pela alteração das rochas e reveste a superfície terrestre. O processo é resultado da ação de vários agentes do intemperismo, como água e vento, que atuam sobre um material anteriormente presente, chamada de rocha-mãe, degradada dentro…

Com a missão de ampliar a divulgação de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na área geocientífica, o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo realizou, nos dias 4 e 5 de abril, o 1º Simpósio de Pós-Graduação.

O Brasil é um país rico em geodiversidade. Reconhecer e valorizar diferentes elementos que compõem belas paisagens e formações geológicas, como rochas, fósseis e minerais, é responsabilidade de toda sociedade em prol da conservação e proteção do patrimônio natural.